A quantidade ofertada de qualquer bem ou serviço é a quantidade que os vendedores querem e podem vender. Há muitos determinantes da quantidade ofertada, mas o preço tem papel fundamental nos estudos econômicos. Quando o preço do sorvete está elevado, vender sorvetes é lucrativo e, portanto, a quantidade ofertada é grande. Os vendedores de sorvete trabalham por muitas horas, compram muitas máquinas de fabricar sorvete e contratam mais trabalhadores. De acordo com o texto acima é possível afirmar que a curva de oferta: I. Tem inclinação negativa evidenciando o fato de que a quantidade ofertada de um bem varia na mesma direção do preço; II. Mostra que a preços mais elevados os produtores se sentirão estimulados a produzir mais, desde que o preço recebido compense os custos de produção crescentes; III. Mostra graficamente a relação entre a quantidade de um bem que produtor estará disposto a oferecer a cada diferente preço desse bem, coeteris paribus.
Respostas
Resposta:
ll e lll apenas
Explicação:
O fenômeno relacionado à Oferta e à Demanda está diretamente ligado à política de preços que é praticada na aquisição desses bens.
Quando o preço de um produto aumenta, a tendência é que o empresário sinta-se mais estimulado a aumentar a oferta desse bem, produzindo mais, pois obterá uma maior vantagem econômica ao ofertá-lo.
Do mesmo modo, se o preço de um bem cai, o empresário não demonstrará muito interesse em ofertar uma maior quantidade desse bem, haja visto que não lhe oferecerá uma vantagem econômica relevante.
Isso pode ser facilmente observado em produtos de origem agropecuária, por exemplo; a alta dos preços desses produtos estimulam os produtores a ofertarem mais desses produtos, para que possam lucrar mais.