3 estilos de gêneros brasileiro.Diga como surgiu este estilo, sua influência e como ele é distribuído nas plataformas de mídia
Respostas
Resposta:
Funk:
Trazido para o Brasil no final dos anos 1970, os primeiros bailes funks eram realizados na Zona Sul do Rio de Janeiro. Sua batida ela um estilo eletrônico e com letras internacionais com o passar do anos, o funk sofreu algumas alterações como a tradução das músicas para o português e a sua batida. Começou aqui no Brasil como o famoso "funk melody" com letras divertidas para todas as idades. Com o tempo mudou mais, letras mais consideradas mais "pesadas" para certas idades e batidas mais agitadas e empolgantes, assim como é atualmente.
Samba:
O samba originou-se dos antigos batuques trazidos pelos africanos que vieram como escravos para o Brasil. Esses batuques estavam geralmente associados a elementos religiosos que instituíam entre os negros uma espécie de comunicação ritual através da música e da dança, da percussão e dos movimentos do corpo. Os ritmos do batuque aos poucos foram incorporando elementos de outros tipos de música, sobretudo no cenário do Rio de Janeiro do século XIX.
A partir do século XIX, a cidade do Rio de Janeiro, que se tornara a capital do Império, também passou a comportar uma leva de negros vindos de outras regiões do país, sobretudo da Bahia. Foi nesse contexto que nasceram os aglomerados em torno das religiões iorubás na região central da cidade, principalmente na região da Praça Onze, onde atuavam mães e pais de santo. Foi nessa ambiência que as primeiras rodas de samba apareceram, misturando-se os elementos do batuque africano com a polca e o maxixe. Ele não mudou muito, é praticamente a mesma coisa do que era no século XIX.
MPB (Música Popular Brasileira):
A MPB surgiu a partir de 1966 na cidade do Rio de Janeiro com a segunda geração da bossa nova, mas com uma forte influência do folclore brasileiro que já vinha desde 1932. Na prática, a sigla MPB anunciou uma fusão de dois movimentos musicais até então divergentes, a bossa nova e o engajamento folclórico dos Centros Populares de Cultura da União Nacional dos Estudantes. Os primeiros defendendo a sofisticação musical e os segundos, a fidelidade à música de raiz brasileira. Seus propósitos se misturaram e, com o golpe de 1964, os dois movimentos se tornaram uma frente ampla cultural contra o regime militar, adotando a sigla MPB na sua bandeira de luta.
A MPB é muito parecida atualmente, mas não igual, antigamente ela trazia os problemas ocorridos no Brasil, que ficaram marcados na nossa história, como a ditadura militar, hoje é um pouco mais diferente, o ritmo permanece o mesmo, mas suas letras não, elas são mais tranquilas trazendo mais paz, tranquilidade, e trazendo diversos "temas".
Espero ter ajudado ♡ Bons estudos ♡ Em casa