Respostas
Resposta:
O QUE MUDA NO CÉREBRO NA MEIA-IDADE?
O cérebro da meia idade não se preocupa com detalhes, nem com informações teóricas pois é um cérebro maduro.
Veja bem: um artista e poeta pode muitas vezes ter o melhor desempenho de sua carreira na meia idade pois sabe dizer coisas com profundidade, assegurado em sua experiência de vida, coisa que os mais novos de fato têm menos.
tem “a vida toda por conta do estudo” e precisa talvez de um ano inteiro para aprender uma matéria!
criatividade surge daí, da capacidade de reinventar a vida com a bagagem formada pelos anos até a fase adulta, onde se dá o máximo de colheitas de informações básicas sobre a existência.
O que é o fenômeno na ponta-da-lingua ?
Esta sensação frustrante e curiosa chama-se “fenômeno ponta da língua”. O indivíduo que passa por esta situação consegue facilmente descrever o significado da palavra usando outras palavras e, às vezes, consegue até identificar com que letra ela começa ou algumas letras que compõem a palavra.
exemplo:Imagine que você está sentado na frente da televisão vendo uma competição e aparece uma pergunta sobre algo que você sabe. Você efetivamente sabe a resposta, mas parece impossível se lembrar dela. Você tem a sensação de saber a resposta. Afinal, o que está acontecendo? Por que o “bibliotecário” da sua memória não a encontra? O que acontece é que houve um bloqueio na recuperação de memória: o fenômeno da ponta da língua.
Em muitos casos, recordar algo é um processo automático. A recuperação da informação a partir da memória e em resposta a um estímulo é a parte específica da memória que tem muito de involuntário. O que provoca dificuldade é a tentativa de encontrar os pensamentos internos que nos permitem recuperar a informação.