• Matéria: Português
  • Autor: Estrela399
  • Perguntado 9 anos atrás

1)
"A literatura infanto-juvenil brasileira, por muito tempo teve como parâmetro as produções européias. Assim, antes das produções de Lobato, os textos que circulavam em nosso contexto, direcionados ao público infantil, traziam uma representação das ideologias e dos costumes europeus presentes nos contos de fadas. Como sabemos, a origem dessas narrativas foi a recolha de contos e lendas que estavam na memória popular e que algumas foram publicados como literatura infantil inicialmente no século XVII por Perrault e posteriormente no século XIX pelos irmãos Grimm e por Hans Christian Andersen"

(CADEMARTORI, 1986).

Feita a reflexão sobre citação acima, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa INCORRETA no que diz respeito à literatura infantil e infanto-juvenil:

Alternativas:

a)
Antes de Lobato, os textos escritos para criança seguiam os modelos da escrita tradicional européia, dos séculos XVIII e XIX e mantinham-se fiéis aos objetivos pedagógicos, conservadores e formadores do pensamento das crianças, conforme a ideologia dos adultos.

b)
A autêntica literatura infantil deve ser feita essencialmente com intenção pedagógica, didática ou para incentivar hábito de leitura.

c)
Nos contos de Perrault, Grimm e Andersen identificamos a temática das relações familiares.

d)
O sucesso do empreendimento literário de Monteiro Lobato está justamente na ruptura que ele faz da ideologia trazida pela literatura importada, contextualizando sua escrita com a realidade nacional.




Respostas

respondido por: neudsonneudao
0
*Alternativa INCORRETA no que diz respeito à literatura infantil e infanto-juvenil:


B-A autêntica literatura infantil deve ser feita essencialmente com intenção pedagógica, didática ou para incentivar hábito de leitura. 
A autêntica literatura infantil não deve ser feita essencialmente com intenção pedagógica, didática ou para incentivar hábito de leitura (Zilbermann, 1998).

BOA SORTE!
Perguntas similares