Respostas
Resposta:
- A Antártida não tem habitantes nativos. Todos os moradores que lá residem são pesquisadores de várias nações
- As temperaturas na Antártida são as mais baixas do planeta em virtude de alguns fatores
- A Antártida está frequentemente batendo seu próprio recorde em relação às menores temperaturas do planeta
- Há pouquíssimas espécies de animais vivendo na Antártida. Entre eles, estão o pinguim-imperador e o elefante-marinho
1. A Antártida não tem dono. Oficialmente nenhum país é proprietário de qualquer pedaço de terra da região. Alguns países possuem interesse em anexar terras antárticas aos seus territórios, principalmente por causa de suas riquezas minerais, mas lá a mineração é proibida.
2. Há pouquíssimas espécies de animais vivendo na Antártida. Entre eles, estão o pinguim-imperador e o elefante-marinho. Entretanto, os mares e oceanos em torno do continente gelado são povoados por várias espécies de peixes e mamíferos, como as baleias-azuis e focas.
3. Existem várias bases de pesquisa na Antártida. Cientistas de quase 30 nacionalidades permanecem por lá alguns meses do ano para estudar temas como a vida marinha, o clima da Terra e outros assuntos.
4. A Antártida não tem habitantes nativos. Todos os moradores que lá residem são pesquisadores de várias nações, como Estados Unidos, África do Sul, Nova Zelândia, Argentina, China, Brasil, Polônia, Austrália, Rússia e outras.
5. A Base Científica Comandante Ferraz é a casa brasileira na Antártida. Essa base foi construída em 1982, na Ilha Rei George – uma das muitas ilhas antárticas. Até hoje pesquisadores brasileiros utilizam essa base para desenvolver seus estudos e pesquisas.
6. As temperaturas na Antártida são as mais baixas do planeta em virtude de alguns fatores. O mais importante é a sua localização no globo, isto é, sua latitude. No extremo sul do planeta Terra, o continente gelado recebe a menor incidência de raios solares e calor.
7. A Antártida é a terra das geleiras - grande e espessa massa de gelo formada em camadas sucessivas de neve compactada e recristalizada, de várias épocas, em regiões onde a acumulação de neve é superior ao degelo. Cerca de 90% das geleiras do planeta localizam-se na Antártida.
8. Há uma preocupação de ambientalistas de todo o mundo com o derretimento das geleiras antárticas. Essa preocupação é justificada pelo fenômeno do aquecimento global. Os cientistas estão apreensivos, pois as geleiras são uma importante reserva de água doce do planeta. Para se ter uma ideia, caso usássemos a água acumulada nas geleiras para abastecer o planeta, ela levaria 500 anos para se esgotar.
9. A Antártida está frequentemente batendo seu próprio recorde em relação às menores temperaturas do planeta. Estudos recentes revelaram que o continente gelado registrou temperaturas de -93 ºC. Não é de se espantar que pouquíssimas pessoas vivam por lá.
10. A Antártida, ao contrário do que muita gente pensa, tem umidade do ar baixíssima. Em algumas regiões, é tão ou mais seco do que os desertos quentes. Como as temperaturas são muitíssimo baixas, quase não há evaporação e formação de nuvens e, apesar de ser recoberto por gelo, é extremamente seco.