Diferencie a reprodução sexuada da reprodução assexuada utilizando os termos: zigoto, mutação, gametas e clones
Respostas
A reprodução sexuada consiste na união dos gametas masculino e feminino, formando o zigoto que dará origem a um novo ser.
Na reprodução sexuada, observamos a participação de gametas e a combinação dos genes herdados dos pais. É um tipo de reprodução que leva, portanto, à variabilidade genética. Nesse caso, haverá descendentes semelhantes aos pais, não cópias idênticas.
A principal diferença entre esse dois tipos é o fato de na reprodução assexuada os descendentes são originados de um único progenitor.
Assim, os descendentes são clones dos progenitores. Com isso, a reprodução assexuada não contribui para a variabilidade genética.
A reprodução assexuada difere-se da sexuada em vários aspectos, como o fato de ser mais simples e, em geral, rápida. Um desses aspectos é a ausência de fusão de gametas e a geração de clones. Esses clones nada mais são que indivíduos idênticos geneticamente ao indivíduo parental. Quando indivíduos diferentes do parental surgem, geralmente é resultado de modificações no DNA, ou seja, mutações.
Espero ter ajudado! :)