Respostas
Resposta:
Dalton - Modelo da bola de bilhar, imaginava o átomo como sendo um bola maciça e indivisível.
Thomson - Inclusão dos elétrons no modelo (modelo de pudim de passas).
Rutherford - Modelo planetário, imaginou o átomo constítuido por um núcleo pequeno positivo e um imenso vazio onde estariam os elétrons.
Explicação:
Resposta:
Explicação:
No primeiro modelo (modelo de Dalton), este dizia que o átomo era uma esfera maciça, indestrutível e indivisível.
No segundo modelo (modelo de Thomson) , este começou por descobrir o eletron e, mais tarde, propôs um modelo que afirmava que o átomo era uma esfera maciça de carga elétrica positiva e que os eletrons estavam dispersos ao longo de todo o átomo. Este modelo também foi chamado de "pudim de passas".
No terceiro modelo (modelo de Rutherford), este dizia que o átomo era constituído por um núcleo de carga positiva e que à sua volta os eletrons se moviam em torno do núcleo em movimentos orbitais como os planetas à volta do Sol. Ainda concluiu que o espaço à volta do núcleo era espaço vazio.
No quarto modelo (modelo de Bohr), este disse que os eletrons se moviam em torno do núcleo descrevendo órbitas circulares, disse que a cada órbita estava associado um determinado valor de energia, disse que enquanto um eletron se movimenta não absorve nem perde energia e por fim disse que os eletrons com menor valor de energia se movimentam em órbitas mais próximas do núcleo.
O último e atual (modelo quântico), nos diz que não é possível saber o velocidade e a posição de um eletron ao mesmo tempo, só podemos saber um de cada vez. Assim, náo é possível atribuir uma trajetória a um eletron mas sim a probabilidade de encontrar o mesmo num local do espaço atômico.