Respostas
Resposta:
A Proclamação da República foi resultado de um golpe militar que derrubou a monarquia brasileira, que se enfraqueceu a partir do momento em que esse regime perdeu o apoio das elites econômicas do país.
Os militares consideravam-se humilhados pela monarquia e exigiam melhorias salariais e no sistema de promoção de carreira.
Já no caso da elite cafeeira paulista, é importante mencionar que essa classe havia aderido há tempos os ideais republicanos.
Os historiadores também levantam a hipótese de que o desgaste nas relações da monarquia com a Igreja e com a elite cafeeira do Vale do Paraíba foram fatores relevantes.
O historiador Boris Fausto, no entanto, comenta que o papel desses grupos na Proclamação da República é muito pequeno, uma vez que não dispunham de grande força de transformação política no Brasil.
Poucos dias antes do golpe que resultou na Proclamação da República, os conspiradores reuniram-se com o marechal Deodoro da Fonseca para convencê-lo a aderir ao golpe.
Com a Proclamação da República, o Brasil tornou-se um país federalista, isto é, as províncias (renomeadas agora de estados) passaram a ter mais autonomia em relação ao Governo Federal, e foi adotado o presidencialismo, como determinou a Constituição de 1891.
Explicação:
Resposta:
eu acho que esse trabalho você não ganha mais nota porque já passou do prazo tá !