Podemos considerar que a definição da saúde como resultado dos modos de organização social da produção e como efeito da composição de múltiplos fatores exige que o Estado assuma a responsabilidade por uma política de saúde integrada às demais políticas sociais e econômicas e garanta a sua efetivação. Essa visão de saúde ratifica, também, o engajamento do setor saúde por condições de vida mais dignas e pelo exercício pleno da cidadania. Nesse sentido, identifique entre os parágrafos abaixo, aquele que não corrobora com essa afirmação:
a. A política de promoção da saúde deve priorizar a assistência às pessoas com problemas de saúde específicos, em unidade de atenção intensiva, por meio de acesso referenciado ao diagnóstico inicial, oferecido por equipe com diversas especialidades médicas. Também deve focar a terapia medicamentosa e o acesso aos exames complexos.
b. A promoção da saúde é uma importante resposta à medida que destaca ações intersetoriais como estratégia de enfrentamento dos problemas quanto ao meio ambiente, à urbanização, à segurança alimentar e nutricional, ao desemprego, à moradia, ao uso de drogas lícitas e ilícitas, entre outras.
c. A promoção da saúde é um campo teórico-prático-político que, em sua composição com os conceitos e as posições do Movimento da Reforma Sanitária, delineia-se como uma política que deve percorrer o conjunto das ações e projetos em saúde, apresentando-se em todos os níveis de complexidade da gestão e da atenção do sistema de saúde.
d. A política de promoção da saúde deve estar comprometida com serviços e ações de saúde que coloquem os sujeitos – usuários e profissionais de saúde – como protagonistas na organização do processo produtivo em saúde, entendendo que aí se produz saúde, sujeitos, vida.
e. A política de promoção da saúde deve deslocar o olhar e a escuta dos profissionais de saúde da doença para os sujeitos em sua potência de criação da própria vida, objetivando a produção de coeficientes crescentes de autonomia durante o processo do cuidado à saúde.
Respostas
a saude esta um caos
Explicação:
Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
Se o Estado esta com E maiúsculo ele esta dizendo que a saúde é dever da União, é dever dos Estados e é dever dos Municípios ou seja das três esferas de governo.
Porém é possível notar aqui no Brasil, que a saúde publica não é vista como prioridade e faz-se preciso combater esse descaso, como também, reconhecer a importância das reivindicações populares para alterar tal cenário.
O que podemos citar para reforçar essa ideia de que não esta sendo implementada como deveria é o que um portal de noticias renomado publicou:
"...de acordo com informações do site G1, em 2016, o estado de Mato Grosso reduziu o fornecimento gratuito de medicamentos para o tratamento de doenças graves,.."
O que coloca em risco a saúde de muitos pacientes.
Fora as diversas matérias que passam na TV informando a falta visível de equipamentos médicos essências, consequência do desvio de verbas, a corrupção.
espero ter ajudado!!!
Resposta:
e
Explicação:
ava