1.. (ENEM 2015)- “Na sociedade contemporânea, onde as relações sociais tendem a reger-se por imagens midiáticas, a imagem de um indivíduo, principalmente na indústria do espetáculo, pode agregar valor econômico na medida de seu incremento técnico, amplitude do espelhamento e da atenção pública. Aparecer é então mais do que ser; o sujeito é famoso porque é falado. Nesse âmbito, a lógica circulatória do mercado, ao mesmo tempo que acena democraticamente para as massas com supostos “ganhos distributivos” (a informação ilimitada, a quebra das supostas hierarquias culturais), afeta a velha cultura disseminada na esfera pública. A participação nas redes sociais, a obsessão dos self ies, tanto falar e ser falado quanto ser visto são índices do desejo do “espelhamento”.” . A crítica contida no texto sobre a sociedade contemporânea enfatiza: *
3 pontos
a) o surgimento de novos espaços de debate político
b) a supervalorização da imagem individual
c) a produção e disseminação em massa de fake news
d) a qualidade das informações recebidas
e) a democratização do acesso à informação
2. (ENEM 2013) Imagine uma festa. São centenas de pessoas aparentemente viajadas, inteligentes, abertas a novas amizades. Você seleciona uma delas e começa um diálogo. Apesar do assunto envolvente, você olha para o lado, perde o foco e dá início a um novo bate–papo. Trinta segundos depois, outra pessoa desperta a sua atenção. Você repete a mesma ação. Lá pelas tantas você se dá conta de que não lembra o nome de nenhuma das pessoas com quem conversou. A internet é mais ou menos assim, repleta de coisas legais, informações relevantes. São janelas e mais janelas abertas. Refletindo sobre a correlação entre meios de comunicação e vida social, o texto associa a internet a um padrão de sociabilidade que se caracteriza pelo(a) *
3 pontos
a)facilidade de conexão com outras pessoas
b) padronização das ideias
c) isolamento involuntário das pessoas
d) multiplicidade de relações rasas
e) mercantilização das relações
Respostas
Resposta:
1- b) a supervalorização da imagem individual
2- d) multiplicidade de relações rasas
espero ter ajudado
A sociedade contemporânea se baseia em relações de sociabilidade cada vez mais superficiais, pois a tecnologia tem mudado nosso padrão de comportamento. O Gabarito da questão 1 encontra-se na letra A e da questão 2 na letra C. Para responder essa questão precisamos ter em mente alguns conceitos em relação a imagem humana e o modo como nos relacionamos com o espaço social.
Superficialidade das interações.
O texto associa a internet a criação de uma padrão de sociabilidade que e marcado pela superficialidade das relações humanas, uma vez que no universo online com tantas opções e difícil que uma pessoa consiga se concentrar em somente uma pessoa em particular e se aprofundar em somente um assunto específico em geral o ser humano tende a navegar de janela em janela, O atual modo de lidar com as relações humanas encontra lastro no conceito de modernidade líquida, que se baseia na ideia de que as relações humanas são frágeis.
Tecnologia e Relações Humanas
Com o avanço tecnológico surgiram as redes sociais, a partir disso, os indivíduos se tornaram mais individualistas, pois estão sempre conectados e preocupados com a sua própria imagem, nesse novo universo existe uma grande valorização das “selfies”.
Leia mais sobre modernidade liquida em: https://brainly.com.br/tarefa/52350256
#SPJ2