• Matéria: Sociologia
  • Autor: httpsmateus
  • Perguntado 7 anos atrás

3. (ENEM 2016) Não estou mais pensando como costumava pensar. Percebo isso de modo mais acentuado quando estou lendo. Mergulhar num livro, ou num longo artigo, costumava ser fácil. Isso raramente ocorre atualmente. Agora minha atenção começa a divagar depois de duas ou três páginas. Creio que seu o que está acontecendo. Por mais de uma década venho passando tempo de mais on-line, procurando e surfando e algumas vezes acrescentando informações á grande biblioteca da internet. A internet tem sido uma dádiva para um escritor como eu. Pesquisas que antes exigiam dias de procura em jornais ou na biblioteca agora podem ser feitas em minutos. Como disse o teórico da comunicação Marshall Mcluhan nos anos 60, a mídia não é apenas um canal passivo para o tráfego de informação. Ela fornece a matéria, mas também molda o processo de pensamento. E o que a net parece fazer é pulverizar minha capacidade de concentração e contemplação. (CARR, N. Is Google making us stupid? (adaptado)) Em relação à internet, a perspectiva defendida pelo autor ressalta um paradoxo, uma ambivalência, que se caracteriza por *
3 pontos
A) associar uma capacidade individual à organização da rede.
B) demonstrar uma tendência contemporânea à aceleração do tempo.
C) condicionar mudanças psicológicas às características do uso dessa mídia
D) hierarquizar uma ferramenta digital e uma tecnologia analógica.
E) distanciar uma mídia inovadora da passividade da recepção.
4. (ENEM 2013) A tirinha denota a postura assumida por seu produtor frente ao uso social da tecnologia para fins de interação e de informação. Tal posicionamento é expresso, de forma argumentativa, por meio de uma atitude
3 pontos
Imagem sem legenda
a) ingênua, expressa pela contra-argumentação.
b) descabida, expressa pelas enumerações.
c) impensada, expressa pelos discursos diretos.
d) acrítica, expressa pelas imagens.
e) contraditória, que contrapõe as falas personagens ao texto que as antecede
5. (ENEM 2015) - “Hoje, a indústria cultural assumiu a herança civilizatória da democracia de pioneiros e empresários, que tampouco desenvolvera uma fineza de sentido para os desvios espirituais. Todos são livres para dançar e para se divertir do mesmo modo que, desde a neutralização histórica da religião, são livres para entrar em qualquer uma das inúmeras seitas. Mas a liberdade de escolha da ideologia, que reflete sempre a coerção econômica, revela-se em todos os setores como a liberdade de escolher o que é sempre a mesma coisa.” (ADORNO, T; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento). A liberdade de escolha na civilização ocidental, de acordo com a análise do texto, é um
3 pontos
a) produto histórico das lutas sociais
b) ideal equivocado da sociedade moderna
c) consequência do socialismo
d) aspecto fundamental da sociedade
e) patrimônio politico imaterial

Respostas

respondido por: juscelino765
1

Resposta:

3. (ENEM 2016) - letra A) associar uma capacidade individual à organização da rede.

4. (ENEM 2013 ) - crítica, expressa pelas ironias.

5. (ENEM 2016) - ilusão da contemporaneidade.

Explicação:

3. (ENEM 2016) Na sociedade contemporânea, o indivíduo torna-se condicionado àquilo que lê e ao excesso de informação que recebe. Diante disso, há uma superficialidade quanto o que é absorvido. O paradoxo trata da dificuldade em conviver com a informação e com a superficialidade do que está sendo aprendido.

4. (ENEM 2013) A ironia presente na tirinha consiste em, justamente, denunciar de forma crítica a falsa ideia de que as pessoas não utilizam as redes para disseminar o preconceito, a covardia ou a ignorância.

5. (ENEM 2015) - O filósofo e sociólogo Adorno possui uma visão bem crítica acerca da sociedade ocidental capitalista. Para ele, o capitalismo modificou os aspectos da cultura, tornando-a mais um objeto de consumo. Neste sentido, aspectos tradicionais da cultura são trocados por “produtos vendáveis” que estão presentes em todas as formas de lazer e entretenimento do sujeito contemporâneo, nas músicas, livros, entre outros. Adorno vai defender que a liberdade de escolha é algo que acaba sendo imposto, visto que a sociedade encaminha o indivíduo a gostar das mesmas coisas (cultura de massa).

respondido por: vanessafonntoura
4

3 - Sobre a internet podemos afirmar que A) associar uma capacidade individual à organização da rede.

O sujeito se condiciona pela informação que recebe e que lê na sociedade contemporânea. Esse processo faz com que aconteça uma superficialidade sobre aquilo que é absorvido.

O paradoxo está contido na dificuldade existente do convívio entre a informação e o conteúdo superficial.

4 -  Sobre o uso da tecnologia na interação e informação podemos afirmar que crítica, expressa pelas ironias.

As tirinhas são conhecidas pelo uso da ironia que faz uma denúncia diante da constatação de uma ideia falta de que as pessoas não usam as redes sociais para compartilhar preconceitos.

5 - A liberdade de escolha na civilização ocidental é b) ideal equivocado da sociedade moderna.

O texto apresenta uma ideia de defesa da liberdade que é imposto e uma ilusão da contemporaneidade.

Saiba mais sobre a internet e a sociedade em https://brainly.com.br/tarefa/26084042

Espero ter ajudado.

Anexos:
Perguntas similares