Respostas
Muitos animais que vivem na neve são brancos porque se adaptaram ao longo dos tempos a esse ambiente para garantir a sobrevivência da espécie. ... Esses animais vivem em regiões muito geladas, com temperaturas abaixo de zero. Em geral, têm grossa camada de gordura abaixo da pele, que os protege do frio intenso.
Muitos animais que vivem na neve são brancos porque se adaptaram ao longo dos tempos a esse ambiente para garantir a sobrevivência da espécie. Se tivessem pelagem de cor escura, seriam facilmente vistos por predador ou presa, dificultando a fuga ou a caça.
Entre os bichos com essa característica estão urso-polar, coruja-das-neves, leopardo-das-neves e filhote de foca (que nasce branquinho e depois escurece!). A adaptação é tão grande que perdiz-das-neves (ave), lobo-polar, lebre-ártica e raposa-do-ártico mudam de cor nos meses quentes, ficando com penas ou pelos completamente brancos durante o inverno.
Esses animais vivem em regiões muito geladas, com temperaturas abaixo de zero. Em geral, têm grossa camada de gordura abaixo da pele, que os protege do frio intenso. O leite da mamãe foca, por exemplo, é tão gorduroso que o bebê cresce rapidamente, chegando a ganhar 1 kg por dia. Alguns bichos, como o urso-polar, hibernam (quando dormem por muitas semanas para gastar menos energia) no inverno.
É possível encontrar animais da neve em zoos no mundo todo, vivendo em áreas adaptadas para eles. No de São Paulo, por exemplo, o recinto do leopardo-das-neves fica embaixo de muitas árvores para fazer bastante sombra. No verão, o bicho (que é fêmea) recebe sorvete de sangue de boi congelado.
Aquecimento é grande ameaça
Os bichos que vivem em áreas geladas sofrem com as mudanças do clima e a ação do homem, que polui as águas e derruba as matas. Outra grande ameaça é a caça para retirada de pele e confecção de casacos.
Muitos estão ameaçados de extinção, como o urso-polar. Ele alimenta-se de focas, caçadas em pequenos buracos de gelo em que aparecem para respirar. Com o aquecimento global e derretimento do gelo, elas buscam ar na superfície de áreas mais abertas. Assim, o urso não consegue pegá-las.
Albino é bem diferente
Animal albino, como o jacaré acima, é totalmente branco porque não possui pigmentos que dão cor à pele. É uma característica genética (nasce assim). No caso dos bichos, em geral, os olhos são vermelhos.
Diferentemente, espécies de pelo ou pena branca têm olhos, focinho e outras partes do corpo de outra cor.
O urso-polar possui pele preta embaixo dos pelos brancos, porque a cor escura absorve e guarda mais calor. Assim, os raios do sol deixam o bicho quentinho por mais tempo.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO ABRAÇO