• Matéria: Saúde
  • Autor: wwwfranciellentayna
  • Perguntado 6 anos atrás

O objetivo da terapia farmacológica antimicrobiana é a toxicidade seletiva, isto é, a inibição de vias ou alvos que são críticos para sobrevida e replicação de patógenos em concentrações do fármaco abaixo das necessárias para afetar as vias do hospedeiro. Ou seja, a estratégia farmacológica é ter como alvo diferenças seletivas entre o microrganismo e a célula normal do hospedeiro” (GOLAN et al., 2014, p. 1179).

GOLAN, D. E. et al. Princípios de farmacologia: a base fisiopatológica da farmacoterapia. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. p. 1179.

Quando falamos em antimicrobianos, estamos nos referindo a um grupo de fármacos muito conhecidos e usados em todo o mundo. Leia as afirmativas a seguir sobre os antimicrobianos.

I. Antibióticos ou antibacterianos fazem parte da classe dos antimicrobianos.

II. Antifúngicos não fazem parte da classe dos antimicrobianos.

III. Antivirais não fazem parte da classe dos antimicrobianos.

IV. Antiparasitários fazem parte da classe dos antimicrobianos.

V. Antibióticos ou antibacterianos não fazem parte da classe dos antimicrobianos.

É correto apenas o que se afirma em:

I, II, III.
I, II e V.

I e IV.
II e IV.
I, III e V.



Respostas

respondido por: Danas
2

Antibióticos, antiparasitários e antifúngicos são todos antimicrobianos, só que eles agem sobre microrganismos diferentes, os antibióticos agem contra as bactérias, os antifúngicos agem contra os fungos e os antiparasitários agem contra os parasitas como os protozoários (alternativa C).

E os antivirais?

Eles são medicamentos que impedem a replicação do vírus de alguma forma, seja diminuindo a taxa de mitose de algumas células, alterando membranas plasmáticas para que não reconheçam o vírus ou estimulando a ação do sistema imune contra os vírus.

Venha estudar mais sobre antibióticos

https://brainly.com.br/tarefa/46113227

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares