A conceituação do termo poder tem uma relação de interdisciplinaridade. Santander (2020) afirma que "O conceito de poder despertou grande interesse das mais variadas ciências no decorrer da história. Tem sido investigado, a partir de diferentes áreas do mundo do conhecimento, como a Sociologia, a Ciência Política, a Psicologia, a História e, claro, a Filosofia."
SANTANDER, Pablo. Ciências Humanas e Sociais. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020, p.81.
Considerando o texto acima e as definições de poder nas variadas ciências elencadas, avalie as afirmações abaixo.
I. Na Sociologia, poder é um conceito periférico por meio do qual estudamos como um grupo social ou um indivíduo pode libertar seus interesses.
II. Para a Ciência Política, poder representa o objeto central de seu estudo, juntamente com a pesquisa das relações políticas.
III. A Psicologia, por sua vez, concentra-se na análise das relações sociais de poder.
IV. A História é responsável por analisar as relações interpessoais de poder a partir de seu ponto de vista, focando em quem e como tem sido usado ao longo do tempo.
É correto o que se afirma em:
Respostas
respondido por:
8
Resposta:
ALTERNATIVA 05 - II e IV, apenas
Explicação:
página 81.
A Psicologia, por sua vez, concentra-se na análise das relações interpessoais de poder. A História também é responsável por analisá-las (relações interpessoais) a partir de seu ponto de vista, focando em quem e como tem sido usado ao longo do tempo.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás