1)
O território brasileiro possui uma área de aproximadamente 8.516.000 km² e tem uma formação geologicamente antiga, por esse motivo apresenta uma grande diversidade no que se refere à fisionomia, ou seja, as suas formas de relevo, o que resultou na elaboração de diferentes modelos de classificação do relevo Brasileiro.
As formas de relevo do território brasileiro em sua maioria são
Alternativas:
a)
escarpas, depressões e montanhas.
b)
depressões, planícies e chapadas.
c)
planícies, escarpas e depressões.
d)
planaltos, chapadas e montanhas.
e)
planaltos, planícies e depressões.
2)
As depressões que ocorrem no país - com exceção da depressão amazônica - foram geradas por ação erosiva, com grande atuação nas bordas das bacias sedimentares. Os períodos secos e úmidos registrados durante o Terciário e o Quaternário, juntamente com os processos erosivos, modelaram as depressões, e estas, por sua vez, estão presentes intercalando-se entre as bordas das bacias e os maciços antigos. Além disto, as depressões se estendem em estruturas diferentes, isto se deve em função da alternância de fases secas no planeta (com maior incidência do intemperismo químico) e das fases úmidas.
Leia o texto e complete as lacunas a seguir.
As depressões são regiões geográficas planas e regulares que os planaltos, são formados por rochas ____________ e ____________ devido ao grande acúmulo de sedimentos causados pelos processos de erosão e intemperismo. As depressões são classificadas em: ____________ situada abaixo do nível do mar e ____________ situada acima do nível do mar.
Agora, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
sedimentares; ígneas; relativa; gradual.
b)
sedimentares; cristalinas; absoluta; relativa.
c)
sedimentos; crateras; relativa; absoluta.
d)
sedimentos; ígneas; relativa; absoluta.
e)
sedimentares; crateras; absoluta; relativa.
3)
A Gruta da Lapinha (figura 1) é um dos principais atrativos turísticos da região do carste de Lagoa Santa, no estado de Minas Gerais. O carste é localizado no interflúvio do Ribeirão da Mata e do Rio das Velhas, sendo composto pelos municípios de Prudente de Morais, Funilândia, Matozinhos, Lagoa Santa, Confins, São Vespasiano e Pedro Leopoldo, na região Centro-Sul do estado.
gruta da lapinha
No carste, são desenvolvidas feições em rochas ____________ , sendo que o relevo externo ou ____________ foi desenvolvido a partir da configuração de um conjunto de redes hídricas subterrâneas. A formação possui várias ____________ , que são as depressões circulares no relevo cárstico compostas formadas a partir da drenagem subterrânea feita no solo e no teto da caverna, dando origem a várias ____________ , que são a união de duas ou mais dessas depressões. Nelas, é possível encontrar pontos de afloramento de água. Também podem ser vistos cânions, vales cegos e paredões lineares.
Agora, assinale a alternativa que complete corretamente as lacunas:
Alternativas:
a)
carbonáticas - exocarste - dolinas - uvalas.
b)
calcárias - endocarste - dolinas - uvalas.
c)
calcárias - exocarste - uvalas - dolinas.
d)
carbonáticas - endocarste - uvalas - dolinas.
e)
calcárias - exocarste - dolinas - uvalas.
4)
O carste de Peruaçu, em Minas Gerais, é uma das formações mais importantes deste tipo no país. Ele está inserido no Planalto Cárstico do São Francisco e possui uma grande variedade de unidades de relevo diferentes. Além disso, também possui grande interesse histórico, dadas as pinturas rupestres encontradas em suas paredes.
peruacu
Além das dolinas e uvalas, quais são as principais formas cársticas encontradas neste parque composto por galerias de cavernas?
Alternativas:
a)
depressões, mesas e cânions.
b)
cânions, chapadas e lapiás.
c)
mesas, cânions e arcos calcários.
d)
cânions, arcos calcários e lapiás.
e)
chapadas, lapiás e depressões.
Respostas
respondido por:
27
Resposta:
E-B-A-D-C
Explicação:
e) planaltos, planícies e depressões.
b) sedimentares; cristalinas; absoluta; relativa.
a) carbonáticas - exocarste - dolinas - uvalas.
d) cânions, arcos calcários e lapiás.
c) Apenas III está correta.
* III A vegetação da região é caracterizada por plantas xerófilas ou hiperxerófilas, que possuem espinhos no lugar de folhas como um artifício para evitar a perda excessiva de água pela evapotranspiração. Suas raízes são pivotantes, alcançando o dobro do comprimento do corpo do vegetal dentro do solo, buscando captar a água subterrânea e armazená-la.
* Corrigido pelo AVA.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás