• Matéria: Física
  • Autor: ac720069
  • Perguntado 7 anos atrás

Tendemos a achar que a ação de uma
força constante produz um movimen-
to de velocidade também constante.
a) Indique uma situação prática em
que isso parece ocorrer.
b) Como é possível explicar essa situa-
ção de acordo com a segunda lei de
Newton? Sugestão: Considere que o
objeto sofre a ação de mais de uma
força ao mesmo tempo.​

Respostas

respondido por: SelfTaught
14

Explicação:

a) Quando você empurra um móvel, por exemplo, um sofá pesado, ou uma geladeira, esses objetos parecem se mover à uma velocidade constante.

b) Quando você empurra um móvel pesado e ele parece se deslocar com velocidade constante é explicado pela força de atrito que o chão exerce na superfície inferior desse objeto. Você empurra o sofá para frente e o atrito empurra o sofá para trás, essas duas forças tendem a se anular e de acordo com a segunda Lei de Newton, F = m.a, logo a = F/m. Esse "F" é a força resultante que atua no corpo, portanto, se a força resultante é nula então a aceleração do corpo é nula, logo o corpo está parado ou se movimentando com velocidade constante, como é o caso de quando empurramos um móvel pesado pelo chão da casa.

______________________

Explicação adicional:

Eu digo que o móvel tem que ser pesado pois se ele for muito leve você facilmente pode vencer a força de atrito, sua força será maior do que a força de atrito e portanto a resultante das forças é diferente de zero, o corpo sofrerá uma aceleração e você facilmente constatará que a velocidade do objeto aumenta.


ac720069: Obrigada
Perguntas similares