Respostas
Resposta:
O empirismo é uma teoria do conhecimento que defende que todo saber humano advém das experiências sensoriais. Essa doutrina vai contra o racionalismo cartesiano que afirma que existem ideias inatas no ser humano e, ainda, que não deveríamos confiar nos sentidos para obter um conhecimento verdadeiro.
Resposta:
Empirismo é um movimento filosófico que acredita nas experiências humanas como únicas responsáveis pela formação das ideias e conceitos existentes no mundo.. O empirismo é caracterizado pelo conhecimento científico, quando a sabedoria é adquirida por percepções; pela origem das ideias, por onde se percebem as coisas, independente de seus objetivos ou significados.
Explicação:
Raciocínio indutivo
O raciocínio dedutivo parte de hipóteses – ou seja, de uma ideia geral, pretende chegar à realidade particular. Ao contrário, o pensamento indutivo raciocina do particular ao geral. Em outras palavras, a observação dos fatos empíricos deve vir antes de qualquer preconcepção.
Método experimental
Para o método experimental, a observação sistemática dos fatos é de onde deve sair qualquer teoria científica. Assim, ela também se vale do raciocínio indutivo, e critica as tentativas de especular teorias antes de observar, por meio da experiência, a realidade.