Atualmente existem duas teorias principais para explicar a percepção dos gostos básicos: teoria do padrão e teoria da linha legendada. Provavelmente, as duas teorias atuam simultaneamente. Na primeira as células receptoras do gosto respondem com diferentes sensibilidades e taxas de ativação aos cinco gostos básicos. Contudo, para a segunda teoria os cinco gostos básicos são detectados por cinco tipos diferentes de células receptoras de gosto.
Com relação aos gostos básicos, complete as lacunas da sentença a seguir:
O gosto ____________ pode ser traduzido como “gosto saboroso e agradável”; Este gosto é o mais subjetivo dentre os cinco gostos básicos, possui um gosto residual duradouro e suave. São exemplos de alimentos que contém este sabor: carnes curadas, peixes, crustáceos, espinafre, cogumelos e chá verde. O gosto ____________ dos alimentos é geralmente devido principalmente à presença de sacarose, glicose e frutose. Enquanto o cloreto de sódio é responsável pelo gosto ____________, o cloreto de potássio, os peptídeos, alcalóides, flavonóides, presentes em queijos e vegetais, são responsáveis pelo gosto ____________. Finalizando, o gosto ____________ é decorrente da presença de ácidos orgânicos nos alimentos.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Alternativas:
a) umami/ doce/ salgado/ ácido/ amargo.
b) salgado/ doce/ umami/ amargo/ ácido.
c) umami/ doce/ salgado/ amargo/ ácido.
d) umami/ ácido/ salgado/ amargo/ doce.
e) doce/ umami/ salgado/ ácido/ amargo.
Respostas
Resposta:
c) umami / doce / salgado / amargo / ácido.
Explicação:
O paladar é responsável pela detecção de gostos básicos (azedo, doce, salgado, amargo e umami), os quais estão ligados à presença, no alimento, de compostos cuja estereoquímica, estrutura e composição são atribuídas à propriedade de produzir um ou mais dos gostos fundamentais por sua ligação com grupos receptores de proteínas da mucosa bucal.
O gosto doce dos alimentos é geralmente devido à presença de açúcares, principalmente sacarose, glucose e frutose (açúcares de maior poder edulcorante/grau de doçura), os demais açúcares apresentam um grau de doçura menor. O gosto ácido ocorre na presença de ácidos orgânicos, como os ácidos cítrico, tartárico, málico, lático, entre outros presentes em tecidos animais e vegetais. Na formação do gosto ácido, o ânion presente tem forte influência no sabor azedo final. O cloreto de sódio é o principal responsável pelo gosto salgado. Apesar do que se pode pensar, outros sais, como o cloreto de potássio não são tão eficientes na formação do gosto salgado, podendo, na verdade, apresentar um sabor amargo residual. Além do cloreto de potássio, compostos como peptídeos, alcalóides, flavonóides presentes em queijos e vegetais também são responsáveis pelo gosto amargo. O gosto umami é a sensação oral detectada quando saboreamos algum alimento com glutamato monossódico (utilizado na culinária como realçador de sabor) ou outros diversos compostos com o aminoácido L-glutamato. Esse termo surgiu no Japão, sendo traduzido como “gosto saboroso e agradável”.
Resposta:
umami/ doce/ salgado/ amargo/ ácido.
Explicação:
Dois órgãos do sentido (língua e palato) são responsáveis pela assimilação do paladar. Assim como o olfato, o paladar é um sentido químico, já que diferentes componentes químicos, dissolvidos em água, óleo ou saliva, são detectados pelas papilas gustativas presentes na língua, na mucosa do palato e nas áreas da garganta.
CONFIRMADO PELO AVA