"A rápida urbanização pela qual passou a sociedade brasileira foi certamente uma das principais questões sociais experimentadas no país no século XX. Enquanto em 1960 a população urbana representava 44,7% da população total, no ano 2000, 81,2% da população brasileira vivia em cidades. Essa transformação, já imensa em números relativos, torna-se ainda mais assombrosa se pensarmos nos números absolutos, que revelam também o crescimento populacional do país como um todo: em 40 anos a população urbana aumentou de 31 milhões para 137 milhões, ou seja, as cidades receberam 106 milhões de novos moradores no período. A urbanização vertiginosa, coincidindo com o fim de um período de acelerada expansão da economia, introduziu no território das cidades novos e dramáticos significados".
"Estatuto das Cidades". Brasília, 2005
Cite três exemplos de como esses dramáticos significados se apresentam no território urbano
Respostas
Explicação:
Resumo: Este artigo busca situar a atual transia„o metropolitana não da metropole moderna metropole contempornea, no quadro geral, reestruturo tecnologica do modo de produtivo. A organizacão material da
metropole é entendida como uma expressão do modo de produtivo e não como seu reflexo. Procura mostrar
como essa premissa de trabalho garante metropole contempornea um protagonismo no desenvolvimento da
sociedade informacional e que para exerce-lo são desenvolvidos atributos espaciais e territoriais especificos.
A descrição desses atributos e da sua organização territorial e espacial conduz a postulação de que as grandes
infra-estruturas urbanas representam hoje a possibilidade de enfrentar duas caracteristicas do processo de transição fragmentação territorial e a disperssao uncional.