Respostas
Resposta:
Define-se elemento químico como um conjunto de átomos que apresentam no interior do seu núcleo a mesma quantidade de prótons, ou seja, átomos com o mesmo número atômico (característica representada pela letra Z). Os elementos químicos podem ser chamados ainda de substâncias simples.
Um dado importantíssimo sobre a definição dada a um elemento químico é a de que, em hipótese alguma, ele pode sofrer decomposição, ou seja, não pode dar origem a novas substâncias simples, apenas participa da formação de novas substâncias compostas.
Um exemplo é o cloreto de sódio, que, por ser uma substância composta, pode ser decomposto na substância simples sódio (Na) e na substância simples cloro (Cl2) por meio da eletrólise ígnea. Esse fato não pode ocorrer com o gás Neônio (Ne), por exemplo, que é um elemento químico e, consequentemente, uma substância simples.
É importante ressaltar que um átomo isolado também representa um elemento químico. Na fórmula da água (H2O), por exemplo, temos dois átomos que representam o elemento hidrogênio e um átomo que representa o elemento oxigênio.
Os elementos químicos são representados por meio de uma sigla, na qual a letra inicial é maiúscula e que pode vir acompanhada de uma ou duas letras minúsculas. Nessa sigla, devemos posicionar o número atômico do lado esquerdo inferior, como representado abaixo:
ZX
Explicação: