Os diversos tipos de tecido conjuntivo existentes no corpo têm a função de unir outros tecidos, conferindo-lhes sustentação e dando conjunto ao corpo, daí sua denominação. A denominação tecido conjuntivo, entretanto, é um título geral que designa um grupo de diversos tecidos com várias funções. O tecido conjuntivo compreende um tecido tradicionalmente conhecido como tecido conjuntivo propriamente dito e um amplo grupo de tecidos chamados tecidos conjuntivos especiais, com funções altamente especializadas. Esse grupo de tecidos conjuntivos especiais compreende os tecidos adiposo, cartilaginoso, ósseo, sanguíneo e hematopoiético. Baseado nessa classificação, descreva resumidamente as principais características e funções de cada um desses tecidos que compoem o tecido conjuntivo.
Respostas
Resposta:
Tecido adiposo é como se fosse várias e várias gotas de gordura que são os lipídios, essa gordura vai se acumulando na parede do citoplasma e ai fica todas as gotas de lipídios acumulados formando o tecido adiposo.
Tecido cartilaginoso são praticamente como os óssos mas é um material menos rígido, ou seja, mais fraco que tem uma consistência menos consistente comparado aos ossos, mais que mantém o movimento de partes do nosso corpo que são de cartilagem como o nariz, as orelhas, o joelho entre outras.
O tecido sanguíneo é um material composto por substâncias de plasma, água e proteínas que serve de meio de transporte dos nutrientes, hormônios, anticorpos que são adquiridos por nós mesmos através da alimentação, de ingestão de substâncias que contém hormônios, e também por anticorpos que são como vírus, bactérias.
Tecido hematopoiético é encontrado na medula óssea vermelha que é aquela parte vermelha dentro do osso que tem como objetivo produzir células sanguíneas