Uma das causas da morte dos rios no Brasil é a redução da sua profundidade dado o depósito de sedimentos em suas profundezas, fenômeno este denominado assoreamento.
Os processos erosivos, causados por águas, ventos e dejetos químicos, desagregam solos e rochas, formando sedimentos que são transportados ao fundo dos rios.
O assoreamento é um fenômeno muito antigo: ele existe há tanto tempo quanto existem os mares e rios do planeta.
Esse processo já lançou no fundo dos oceanos milhões de metros cúbicos de sedimentos.
O homem vem acelerando esse antigo processo por meio dos desmatamentos (que expõem as áreas à erosão), da construção de favelas em encostas (pois, além do desmatamento, a erosão é acelerada devido à declividade do terreno), de técnicas agrícolas inadequadas (quando se promovem desmatamentos extensivos para dar lugar a áreas plantadas) e da ocupação do solo, que impede grandes áreas de terrenos de cumprirem o papel de absorvedor de águas, aumentando, com isso, a potencialidade do transporte de materiais, devido ao escoamento superficial. A dragagem é, por definição, a escavação ou a remoção de solo ou rochas do fundo de rios, lagos, e outros corpos d’água.
O Canal Pereira Barreto, situado próximo à cidade de mesmo nome, no Estado de São Paulo, tem 9.600 m de extensão, 50 m de largura e 12 m de profundidade.
Interliga o lago da barragem da Usina Hidrelétrica de Três Irmãos, no rio Tietê, ao rio São José dos Dourados, afluente da margem esquerda do rio Paraná.
É considerado o 2º maior canal artificial do mundo. Considere que no canal de Pereira Barreto, independentemente da profundidade, o perfil de velocidade no S.I. é dado por V = 0,06y2, sendo o eixo vertical orientado positivamente para cima e com origem no fundo do canal. Determine a velocidade média no canal de Pereira Barreto.
A)3,67
B)7,89
C)2,88
D)0,25
E)10,5
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Letra C) 2,88
Explicação:
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás