25 PONTOS
discorra a respeito do papel preponderante do filósofo John Locke para a elevação do pensamento liberal como base jurídica e teórica responsável pela emergência da sociedade de mercado em meados do século XVIII.
Respostas
Resposta:
O pai do liberalismo principalmente por conta de suas ideias na obra “Dois tratados do governo civil”.Há um trinômio muito importante em sua obra constituído pelos conceitos de Estado natural, Contrato social e Estado civil.
Explicação:
Para Locke, o homem é anterior à sociedade e a liberdade e a igualdade fazem parte de seu Estado de natureza.
No estado natural do homem ele possuiria direitos naturais que não dependeriam de sua vontade (um estado de perfeita liberdade e igualdade). Locke afirma que a propriedade é uma instituição anterior à sociedade civil (criada junto com o Estado) e por isso seria um direito natural ao indivíduo, que o Estado não poderia retirar.
Contudo, apesar de John Locke acreditar no lado positivo da liberdade e da igualdade no estado de natureza, tal situação não estava isenta de inconvenientes como a violação da propriedade. Para contornar esses inconvenientes era preciso fazer um contrato social, que unisse os homens a fim de passarem do estado de natureza para a sociedade civil. Seria necessário instituir entre os homens um contrato social ou um pacto de consentimento, no qual o Estado é constituído como “dono” do poder político para assim preservar e consolidar ainda mais os direitos individuais de cada homem, direitos estes que eles já possuíam desde o estado de natureza.