• Matéria: História
  • Autor: kauavz2020
  • Perguntado 6 anos atrás

fazer um resumo sobre o imperio napoleonico e congresso de viena,com as principais realizacoes do imperio napoleonico

Respostas

respondido por: gabriela65530
22

Olá!

O Império Napoleônico foi um período da história da França que teve início em 1804 com a proclamação de Napoleão Bonaparte como imperador dos franceses.  

Divulgação dos princípios liberais franceses aos países conquistados, combatendo assim as estruturas políticas aristocráticas.  

De acordo com este, os aliados franceses não poderiam fazer comércio com a Inglaterra e, caso desrespeitassem este bloqueio, poderiam ser invadidos por tropas da França.  

Em 1811, logo após a Rússia desrespeitar o bloqueio continental e abrir os portos aos produtos ingleses, Napoleão resolveu invadir e conquistar o imenso território russo.  

O inverno rigoroso, a tática da “terra arrasada” (visa destruir tudo que está no caminho do inimigo) e a forte resistência das tropas russas impuseram uma imensa derrota aos franceses.

O Congresso de Viena ocorreu entre 11 de novembro de 1814 e 9 de junho de 1815 e reorganizou a Europa após as guerras napoleônicas.  

Antecedentes do Congresso de Viena Congresso de Viena Diplomatas redesenham o mapa da Europa reunidos em Viena Os governos da Áustria, Prússia, Rússia e Grã-Bretanha assinaram o Tratado de Chaumont em março de 1814, logo após a derrota de Napoleão Bonaparte na Rússia.  

Em abril do mesmo ano, Bonaparte abdica do trono francês e parte para o exílio na ilha de Elba, na costa italiana.  

No entanto, neste meio tempo, Bonaparte escapa da ilha de Elba e tenta derrotar seus inimigos ao travar a Batalha de Waterloo.  

Por isso, ficou decidido que estas quatro nações seriam as responsáveis pelas decisões sobre o futuro dos territórios que haviam sido conquistados por Napoleão Bonaparte.

Espero ter ajudado! :)


kauavz2020: Obg
Pandinhabr10k: Obg
respondido por: bellezinhafofa
4

Resposta: As principais realizações do império napoleônico:  Napoleão iniciou seus estudos com 10 anos de idade, e se ingressou no colégio militar de Brienne, na França. Em 1784 entrou para a Escola Real Militar de Paris, onde começou sua carreira. Aos 16 anos de idade, já era subtenente de artilharia.

Napoleão marcou presença na Revolução Francesa, inicialmente contra ela. Fiel à monarquia e à disciplina militar, condenou a insurgência popular, mas aos poucos, os soldados de seu destacamento começaram a juntar-se aos patriotas na defesa dos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, e então, Napoleão mudou de lado e entrou para o partido dos jacobinos. Nessa época, já realizava missões secundárias pelo interior da França.

Ainda em 1793, Napoleão teve sua grande oportunidade em Toulon. A cidade se rebelou contra o novo governo republicano do país. O comandante da artilharia local foi ferido na batalha e Napoleão assumiu o comando. Derrotou os revoltosos, sendo nomeado general de brigada, com apenas 24 anos.

No dia 4 de outubro de 1795, Napoleão vence mais uma batalha, na revolta dos partidários da monarquia. Em consequência recebe nova patente, é nomeado comandante do Exército Francês.

Dois dias depois de casado, Napoleão partiu para a guerra na Itália, onde revela seu extraordinário gênio militar. No comando do exército, derrotou as tropas da Itália e da Áustria, derrubando os velhos regimes monárquicos e obtendo importantes conquistas territoriais para a França. Em 1799, os girondinos (partido da alta burguesia) aliaram-se a Napoleão e juntos deram um golpe derrubando o Diretório, no chamado “golpe de 18 Brumário” (9 de novembro de 1799).

Napoleão é nomeado Primeiro Cônsul, depois Cônsul Vitalício. Em 1804, aclamado pelo povo e sagrado pelo papa, Napoleão se nomeou Imperador da França. Napoleão foi coroado na catedral de Notre-Dame, com o título de Napoleão I. Nesse mesmo ano, foi promulgado o Código Civil Napoleônico, inspirado no direito romano.  

Sem filhos para sucedê-lo, separa-se de sua esposa Josefina, e casa-se com Maria Luísa da Áustria, que enfim teve um filho, mas que teve uma vida breve.

Como imperador da França, Napoleão implantou uma ditadura sem disfarce, voltada para o atendimento e defesa dos interesses da burguesia. As liberdades políticas, individuais e de pensamento foram aniquiladas. Tudo estava sob seu controle. Tentando transformar a França em uma potência industrial e destruir a prosperidade britânica, Napoleão entrou em guerra com várias coligações militares lideradas pela Inglaterra.

Em pouco tempo, seu exército conquista a Itália, os Países Baixos, a Polônia e vários principados da Alemanha. Em 1806, na tentativa de arruinar a Inglaterra, decreta o Bloqueio Continental. Em 1808, usurpa o trono espanhol e nomeia seu irmão José Bonaparte como rei da Espanha.

Em 1812, com mais de 600 mil homens, Napoleão invade a Rússia, mas encontra Moscou incendiada. Sem a base de apoio, enfrenta um inverno rigoroso e a resistência do povo. Vencido, retira-se.

Em 1814, forças militares de vários países, liderados pela Inglaterra, invadem a França, chegam a Paris e obrigam Napoleão a abdicar do trono francês e o levam para a ilha de Elba, no Mar Mediterrâneo. Em 1815, Napoleão foge de Elba, entra em Paris e é aplaudido pelo povo e pelas tropas. Reassume o poder e governa por cem dias. Em junho de 1815, seu exército é definitivamente derrotado, na batalha de “Waterloo”, por tropas estrangeiras coligadas e comandadas pelo inglês Wellington. Napoleão foi preso e enviado para a ilha de Santa Helena, uma colônia inglesa localizada no sul do Atlântico, no qual faleceu no dia 5 de maio de 1821, depois de 6 anos de exílio.

Espero ter ajudado... pfv coloque essa resposta como a melhor para me ajudar ;) ... preciso de mais coroas :/

Perguntas similares