(UFPI) Adicionando-se excesso de água à mistura formada por sal de cozinha, areia e açúcar, obtém-se um sistema:
Respostas
Resposta:
D
Explicação:
Resolução
Primeiramente, vamos relembras algumas classificações de um sistema, que é uma porção limitada da matéria em estudo. Um sistema pode ser classificado quanto ao seu aspecto, sendo homogêneo se apresentar aspecto uniforme e heterogêneo se não apresentar uniformidade em toda sua extensão.
Portanto, um sistema heterogêneo sempre apresentará duas ou mais fases e um sistema homogêneo sempre apresentará uma única fase. Lembrando que fase é definida como sendo uma porção de aspecto homogêneo dentro de um determinado sistema.
Assim, um sistema com apenas uma fase, ou seja, homogêneo, é chamado de sistema monofásico. Já um sistema com duas fases é chamado de bifásico. O mesmo raciocínio vale para os sistemas trifásicos, que são aqueles com três fases.
Dito isso, podemos analisar o sistema informado no enunciado, o qual é constituído por água, sal de cozinha, areia e açúcar.
O sal de cozinha, a areia e o açúcar são sólidos a temperatura ambiente. Porém, ao adicionar a água ocorrerá a dissolução do sal de cozinha e do açúcar, uma vez que essas duas substâncias são solúveis em água. A areia, por sua vez, continuará no estado sólido, pois não é solúvel em água.
Portanto, o sistema resultante será heterogêneo e bifásico (letra D). Dessa forma, uma fase consistindo de água, açúcar e sal de cozinha e a outra contendo apenas areia.
Resposta:
letra d
Explicação: