Descreva a historia da geografia:
A)Na Antiguidade Grécia-romana:
B)Na Idade Média:
C)Na Idade Morderna:
Respostas
Resposta:
A) Na Antiguidade Grécia-Romana
O conhecimento dos cidadãos da Grécia antiga a respeito da Terra era grandemente avançado. Especialista em Filosofia como Pitágoras e Aristóteles tinham a crença de que a Terra era redonda. No século III a.C Eratóstenes de Cirene foi o primeiro a usar a palavra Geografia.
B) Na Idade Média
Devido a queda do Império Romano no Ocidente, o conhecimento geográfico greco-romano foi perdido na Europa. Porém, entre os séculos XI e XII foi preservado, revisto e ampliado por geógrafos muçulmanos da Península Arábica. Mas os acréscimos e acertos feitos pelos geógrafo árabe Edrisi, ibne Batuta e ibne Caldune foram ignorados pelos pensadores europeus. Durante as cruzadas, foram retomadas as primeiras teorias. Assim, os erros de Ptolomeu continuaram no Ocidente até às Grandes Navegações. As Grandes Navegações passaram a reabastecer a Europa de informações mais detalhadas e exatas sobre o restante do mundo. Em 1570, o cartógrafo flamengo Abraham Ortelius organizou diversos mapas num livro só. Seria este, talvez o atlas mais antigo do mundo.
C) Na Idade Moderna
Humboldt apresentou as bases da geografia moderna. As bases da geografia moderna tinham destaques na analise direta e nas medições precisas como base para leis generalistas. O especialista em Filosofia Immanuel Kant foi autor da obra Kritik der reinen Vernunft (1781). Na obra, Kant definiu de modo satisfatório o lugar da geografia em relação as diferentes áreas do conhecimento. A definição de Kant afirma que a geografia lida com os fenômenos especiais. É a mesma coisa que dizer que a história lida com os fatos já ocorridos no passado. Tanto Kant quanto Humboldt ensinaram Geografia Física e eram da mesma época que Carl Ritter. Três inovações institucionais do século XIX também exerciam importante função no surgimento da geografia moderna. Primeiro, o novo retrato das instituições de ensino superior. Segundo a fundação de sociedades geográficas e as perguntas sobre aspectos e recursos naturais que os governos de várias nações patrocionavam. E terceiro a implantação de estações que se dirigem a análise geográfica sistemática ajudou na elaboração de mapas com dados sobre vários fenômenos da natureza.