• Matéria: História
  • Autor: BrunaSturm
  • Perguntado 9 anos atrás

Maria Graham, viajante inglesa que esteve no Brasil em 1821, assim descreveu o comercio do Rio de janeiro : "As ruas estão, em geral, repletas de mercadorias inglesas. A cada porta as palavras "Superfino de Londres" saltam aos olhos: algodão estampado, panos largos, louça de barro, mas acima de tudo ferragens de Birmingham podem ser obtidas nas lojas do Brasil a um preço um pouco mais alto do que em nossa terra."

a) Que motivos podem ser apontados para predominância de artigos ingleses ?

b) Por que se pode considerar correta a afirmação de que as ferragens de Birmingham teriam um preço um pouco maior do que na própria Inglaterra ?

Respostas

respondido por: Anônimo
14
Precisa contextualizar historicamente. Quando D.João VI chegou ao Brasil, em 1808, vindo fugido das tropas de Napoleão que avançavam sobre a Espanha e já atravessava a fronteira de Portugal, veio escoltado pela frota de navios de guerra ingleses, os ingleses estavam muito interessados no comércio brasileiro; se não o fizesse, os franceses invadiriam Portugal.A solução que Dom João encontrou, com a ajuda dos aliados ingleses, foi transferir a corte portuguesa para o Brasil. Em novembro de 1807 Dom João com toda a sua família e sua corte partiram para o Brasil sob a escolta da esquadra inglesa. 15 mil pessoas vieram para o Brasil em quatorze navios trazendo suas riquezas, documentos, bibliotecas, coleções de arte e tudo que poderiam trazer.Quando o exército de Napoleão chegou em Lisboa, só encontrou um reino abandonado e pobre.O príncipe regente desembarcou em Salvador em 22 de janeiro de 1808. Ainda em Salvador Dom João abriu os portos do Brasil aos países amigos, permitindo que navios estrangeiros comerciassem livremente nos portos brasileiros, o que gerou a invasão de artigos ingleses na colônia.Quanto a afirmação de que ferragens de Birminghan poderiam ser adquiuridas por preços semelhantes aos de Londres foi feita por Mary Graham, uma escritora inglesa, em viagem pelo Brasil. Lady Maria Dundas Graham Callcott esteve no Brasil em três ocasiões. A observação da escritora de que os preços fossem semelhantes partiu de uma constatação dela e não existem registros confiáveis que apontam se a diferença de preços eram mesmo pequenas como ela afirmou.
Espero ter ajudado.Abraço
Perguntas similares