destaque as principais atividades econômicas do agronegócio mercado interno e externo nas respectivas regiões de produção?
Respostas
Resposta:
região Sul, nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a produção de soja é bastante significativa. Além da soja, são cultivados o milho, a cana-de-açúcar e o algodão. Produção de arroz e trigo também ganha destaque no Rio Grande e no Paraná, respectivamente.
região Sudeste, A região sudeste é considerada a região mais forte economicamente. Ela reúne São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. O Sudeste se destaca, no agropecuário, pela produção de cana de açúcar e de carne bovina. Cerca de 50% da cana brasileira é produzida ali. As principais culturas cultivadas são o café, a cana-de-açúcar e a fruticultura com ênfase para os laranjais, além de algodão, amendoim, milho, mandioca, arroz, feijão, soja e arroz.
região Nordeste, nas áreas semiáridas, ressaltamos a presença da agricultura familiar. Na Zona da Mata, local mais úmido, predomina o cultivo das plantations um tipo de sistema agrícola baseado em uma monocultura de exportação. A cultura mais expressiva é o hortifruti. O principal cultivo é o de frutas como o melão, a uva, a manga e o abacaxi. Além disso, a agricultura de subsistência também possui um importante papel. Assim como a região Sudeste, a Nordeste também tem grande representatividade na produção de cana de açúcar. A região também exporta soja, saídas da Bahia e do Piauí, em menor expressão.
A região Centro, A região é composta pelos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. É uma região essencialmente agrícola. Esses quatro estados representam os maiores produtores de grãos do Brasil, com as culturas de soja, milho e arroz. Além disso, a produção de algodão também recebe um destaque nacional. A soja é o principal produto agrícola da região, liderança, também, do Mato Grosso, como maior produtor local. O estado é o quarto maior produtor mundial de soja. O produto é o carro-chefe das exportações, com destino à China e aos Estados Unidos, além de abastecer o mercado interno.
a região Norte, As atividades mais praticadas nessa região ainda são de caráter extensivo e de busca por tecnologia, o que o torna um mercado promissor e de crescimento acelerado. Tem ênfase na soja em expansão e em outros produtos que passam a competir com o extrativismo vegetal que existe na região. Em Rondônia, a produção de soja, milho e de gado abastece o território nacional. Já em Roraima, são produzidos bananas, laranjas e peixe que são destinados ao mercado urbano de Manaus. Agora que você já sabe quais as principais regiões agrícolas do Brasil e o que é produzido ali, não deixe de buscar sempre as novidades do setor que surgem por lá.
Tentei resumir...