o que caracteriza o imperio romano politica e juridicalmente?
Identificar temporalmente o periodo compeendido
Apresentar uma noção historica da estrutura politica e os demais fatores juridicos e culturais daquela etapa, apontando o resultado daquele periodo nos dias de hoje
Respostas
Resposta:
Cada vez menos presente dentro das grades curriculares das diversas Faculdades de Direito existentes e espalhadas atualmente pelo país, o Direito Romano, que atravessou séculos até chegar aos tempos atuais como primeira fonte do Direito dentro do mundo ocidental, especialmente no que tange à matéria cível, é de indiscutível importância para que possamos melhor compreender os institutos jurídicos atuais, muitos dos quais brotaram da época Pretoriana, com suas devidas adaptações e adequações às necessidades do mundo atual.
Isto posto, torna-se necessário esclarecer que o presente trabalho que se segue procura, a partir de uma breve análise sócio-cultural e jurídica da sociedade romana, enfocar o nascimento das relações jurídicas, que à princípio eram muito mais específicas, regendo determinada situação de direito já existente, para aos poucos começar a ganhar um caráter geral, regendo situações generalizadas, o que conseqüentemente gerou uma maior abrangência da norma jurídica.
Ao mesmo tempo, adquiriam os plebeus o direito de praticar atividade comercial, o que favorecia, conseqüentemente, o contato com outros povos e outras culturas, culturas estas que mais tarde viriam a ser incorporados pelo Império Romano, ao mesmo tempo em que ganhava o povo romano poder econômico, passo fundamental para se alcançar o poder político.
Como magistrado que o era, era detentor do poder de fazer editos, contribuindo assim para o florescimento, em oposição ao jus civile (formalista e rigoroso), do jus honorarium, mais humano, pois com ele se fazia uso da equidade, instrumento através do qual o pretor adequava a justiça ao caso concreto, abrandando-se a impessoalidade do caso concreto.
O direito de Justiniano é uma obra que reúne em um só corpo numerosos textos de lei das épocas anteriores, assim como de sua época também, tendo tido vigência em todo o Império Romano, daí a sua incontestável importância não apenas para a época, mas também para a posterioridade, pois é o Direito Romano, cujos principais institutos encontram-se condensados no Corpus Juris Civilis, que constitui a raiz a partir da qual brotaram-se os principais institutos jurídicos ocidentais dos tempos atuais.
Resposta:
1)O Império Romano começa efetivamente com o principado em 27 a.C., muda para dominato em 284, com o absolutismo do imperador e a nova divisão do império em ocidente e oriente. Por fim, termina com a invasão dos bárbaros e a queda do império do ocidente em 476 da nossa era.
2)O imperador é princeps, reforma a burocracia, absorve e concentra todos os poderes políticos. O direito desenvolve-se e suas fontes moldam-se à nova realidade. Um dos principais fatores históricos dessa etapa foi a cristianização do império. A espetacular expansão do império determinou a romanização de toda a Europa. É resultado daquele período hoje: essa romanização (já cristã) foi a base dos países modernos não só pela cultura (língua, costumes e religião), mas principalmente pelo direito.
Explicação: