Respostas
Resposta:
O Brasil é visto por muitos analistas, como o "país do futuro". Eles defendem suas teses justificando o grande crescimento econômico apresentado nos últimos anos, além da aceleração da nossa indústria, incluindo a de alta tecnologia, como a indústria aeronáutica, por exemplo. Também reafirmam a recente diminuição da nossa desigualdade social e o crescimento do poder de compra da população mais pobre do país.
Mas, há, também, aqueles que sustentam que nosso país permanece como uma nação subdesenvolvida, com elevada desigualdade social, pois grande parte de nossa população ainda não desfruta da riqueza gerada nos últimos anos, além de ainda dependermos muito das exportações de matérias-primas (commodities).
Explicação:
O Brasil é um país subdesenvolvido industrializado. Isso significa que o país possui um sistema político-econômico vinculado ao capitalismo. Esse processo promove a apresentação, no país, da maioria das empresas da iniciativa privada, que têm como principal finalidade a busca incessante de lucros.
A sociedade brasileira, como a maioria dos outros países capitalistas, é dividida em dois grupos distintos. De um lado, a burguesia, conjunto de pessoas que detêm os meios de produção (indústrias, empresas, fazendas, bancos etc.) e que acumulam capitais a partir dos lucros arrecadados em suas propriedades produtivas. Do outro lado fica a classe trabalhadora ou proletária, pessoas que vendem sua força de trabalho em troca de salário.
O Brasil, apesar de ser um país industrializado e capitalista, não se apresenta no centro do capitalismo mundial, pois se enquadra como uma economia dependente e periférica. No entanto, o país pode ser classificado como semiperiferia.
Essas características são provenientes do alto grau de dependência tecnológica e econômica, fragilidade comercial em relação às grandes potências, dívida externa, grande quantidade de empresas multinacionais, restrita elaboração de novas tecnologias e grande reprodução de técnicas e tecnologias criadas em países centrais e uma enorme disparidade social.