• Matéria: História
  • Autor: iaranpfaria
  • Perguntado 6 anos atrás

1) Defina o que foi o Feudalismo:

2) Qual era o tamanho do poder da Igreja Católica durante o Feudalismo?

3) Explique a relação entre “Suserano” e “Vassalo”:

4) Explique o que era cada parte do Feudo (reservas senhoriais, mansos servis e terras comunais):

5) Por que dizemos que no Feudalismo não havia um poder centralizado?

6) Qual era a base da economia no Feudalismo?


me ajudem por favor, não estou conseguindo fazer​

Respostas

respondido por: sofiasilvasimplicio
1

Resposta:

Explicação:

1- O Feudalismo foi uma organização econômica, política, social e cultural baseada na posse da terra, que predominou na Europa Ocidental durante a Idade Média.

O Feudalismo teve origem no século V, com a crise do Império Romano, em razão da insegurança gerada pelas invasões dos povos nórdicos.

2- O poder da Igreja Católica no mundo feudal deu-se através da sua forte estrutura política e econômica. Essa estrutura tinha como tarefa difundir a fé cristã; tarefa que executou de maneira efetiva e eficaz. A Instituição era a responsável pela vida cultural e religiosa e procurava controlar os valor

A Igreja Católica teve papel preponderante na formação do feudalismo; além de grande proprietária de terras, estruturou a visão de mundo do homem medieval.

3-   Podemos caracterizar como uma relação de cooperação. O

vassalo, no sistema feudal, recebendo do suserano um feudo, além de proteção pessoal, se comprometia a prestar

serviços àquele, incluindo o serviço de armas.

4- Reserva senhorial: terras que pertenciam exclusivamente ao senhor feudal. Tudo o que fosse produzido na reserva senhorial era de sua propriedade privada. O vassalo guarda as terras senhoriais de seu senhor.

Manso Servil - área de produção de subsistência dos camponeses (servos)

Terras comunais. No período feudal as Terras comunais correspondiam as terras "comuns", eram as florestas, bosques e pastos e lá os servos podiam levar seus animais para pastar além de pegar lenha. As terras comunais eram o local de acesso para todos os habitantes do feudo.

5-  Porque o rei não mandava em tudo.

6- A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura. Existiam moedas na Idade Média, porém eram pouco utilizadas. As trocas de produtos e mercadorias eram comuns na economia feudal. O feudo era a base econômica deste período, pois quem tinha a terra possuía mais poder. O artesanato também era praticado na Idade Média. A produção era baixa, pois as técnicas de trabalho agrícola eram extremamente rudimentares. O arado puxado por bois era muito utilizado na agricultura.

Espero ter te ajudado! :)

Perguntas similares