4. TEXTO I Fragmento B91: Não se pode banhar duas vezes no mesmo rio, nem substância mortal alcançar duas vezes a mesma condição; mas pela intensidade e rapidez da mudança, dispersa e de novo reúne (HERÁCLITO. Fragmentos (Sobre a natureza). São Paulo: Abril Cultural, 1996 adaptado). TEXTO II Fragmento B8: São muitos os sinais de que o ser é ingênito e indestrutível, pois é compacto, inabalável e sem fim: não foi nem será, pois agora é um todo homogêneo, uno, contínuo. Como poderia o que é perecer? Como poderia gerar-se? (PARMÊNIDES. Da natureza. São Paulo: Loyola, 2002 adaptado).Os fragmentos do pensamento pré-socrático expõem uma oposição que se insere no campo das *
a. investigações do pensamento sistemático.
b. preocupações do período mitológico.
c. discussões de base ontológica.
d. habilidades da retórica sofística.
e. verdades do mundo sensível.
Respostas
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Resposta:
C
Explicação: Foram um grupo de filósofos que especularam sobre a origem do mundo e observaram a natureza como fonte de conhecimento. A teoria de Parmênides visava o imobilismo, enquanto a de Heráclito, o mobilismo. daí, encontramos a contradição teórica. Ontologia é um estudo voltado para o “ser”, portanto, cada um dos filósofos possui um posicionamento quanto ao papel do “ser” na natureza.
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Resposta:
c. discussões de base ontológica
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