Respostas
Resposta:
1:A formação da URSS foi resultado da consolidação do poder dos bolcheviques sobre o território do antigo império russo. Foi formada por 15 nações, que conquistaram sua independência depois que a união foi dissolvida e reuniram-se no que ficou conhecido como Comunidade dos Estados Independentes (CEI).
2:O stalinismo é definido pelos historiadores como um regime totalitário que existiu na União Soviética, entre 1927 e 1953, e foi construído pelo líder do país Josef Stalin. Esse governo realizou transformações profundas, na URSS, e realizou uma implacável perseguição aos seus opositores.
3:O stalinismo foi o regime totalitário liderado por Josef Stalin, entre 1927 e 1953, na União Soviética. A ascensão de Stalin ao poder aconteceu depois da morte de Lenin, com o líder georgiano impondo um governo baseado no terror e marcado pela morte de milhões de pessoas, fosse por execuções sumárias, fosse em campos de trabalho forçado.
Acesse também: Entenda o que foi a forma de governo conhecida como totalitarismo
Características do Stalinismo
O stalinismo foi um regime totalitário que esteve no poder soviético por quase 30 anos. Algumas das características desse regime ainda ficaram impregnadas na União Soviética, embora outras tenham sido reformadas ou abandonadas quando esse regime acabou. As principais práticas desse regime são:
Imposição de um Estado de terror;
Economia planificada, isto é, centralizada no Estado;
Ação governamental baseada nos arbítrios do líder;
Forte propaganda política;
Nacionalismo extremo;
Culto à personalidade do líder;
Perseguição dos opositores por meio da execução ou do envio desses às gulags;
Perseguição contra a religião (igrejas fechadas e líderes religiosos presos ou mortos);
Militarização da sociedade;
Manipulação das informações e censura.
Ascensão de Stalin
Stalin ascendeu ao poder da União Soviética oficialmente em 1927 e construiu um regime de acordo com suas vontades.[1]
Stalin ascendeu ao poder da União Soviética oficialmente em 1927 e construiu um regime de acordo com suas vontades.[1]
Stalin era um membro do Partido Comunista na Rússia envolvido com funções burocráticas. Isso é tão evidente que, durante os acontecimentos da Revolução de Outubro, não existem relatos de nenhuma ação de rua realizada por ele, e os historiadores apontam que, provavelmente, ele manteve apenas no quartel-general.
A partir de 1922, a saúde de Vladimir Lenin, líder da União Soviética, começou a deteriorar-se, e a disputa pela sucessão no interior do Partido Comunista foi intensa. Nessa época, Stalin já era uma figura importante do governo e, entre a morte de Lenin e o momento que o estabeleceu como figura de poder na URSS, enfrentou a oposição de Trotsky, Kamenev e Zinoviev.
Em 1927, conforme os historiadores consideram, Stalin era o governante definitivo na União Soviética, uma vez que conseguiu expulsar seus três grandes opositores do partido. A partir desse momento, o novo líder começou a realizar a montagem de seu governo, seus focos eram: industrializar o país, coletivizar as propriedades agrícolas e perseguir seus opositores.
Explicação: