Respostas
Resposta:
Mercado de trabalho é a relação entre a oferta de trabalho e a procura de trabalhadores e o conjunto de pessoas e/ou empresas que em época e lugar determinados, provocam o surgimento e as condições dessa relação
Mercado de trabalho é um conceito que reúne aqueles que oferecem vagas de emprego e aqueles que buscam por tais oportunidades.
Isso inclui tanto postos abertos em empresas públicas quanto privadas, de todos os portes e segmentos de atuação.
Tal mercado, então, abrange a interação existente entre empregadores e mão de obra.
Fazem parte dele profissionais com as mais variadas formações e habilidades, em uma competição acirrada por vagas que atendam aos seus objetivos.
Uma particularidade que contribui para a maior competitividade está na maior qualificação da mão de obra disponível.
Embora só 15,3% dos brasileiros tenham ensino superior completo, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse percentual era de 4,4% em 2000 e 7,9% em 2010.
Por outro lado, o aumento no número de candidatos habilitados não encontrou, nos últimos anos, uma oferta compatível com a demanda.
Ainda neste artigo, vamos avançar nessa análise e apresentar outras estatísticas, mas já é possível adiantar que o que contribui bastante para o desequilíbrio da balança é a taxa de desemprego, que atinge 11,6% da população.
Igualmente importante, está a relação entre o total de contratações e demissões, observada em dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
Quando os desligamentos são mais numerosos, significa que menos oportunidades existem no mercado de trabalho.