• Matéria: Administração
  • Autor: alineborges199618
  • Perguntado 6 anos atrás

Como sabemos, o transporte é responsável (em média) por 1 a 2 terços dos custos logísticos totais, sendo, portanto, uma grande preocupação para as empresas. Nesse cenário, estabelecer uma roteirização que seja eficiente e que leve em consideração todas as variáveis do percurso, é um caminho virtuoso para conseguir uma maior produtividade e consequentemente menores custos com transporte.

Imagine que você aluno, na situação de um especialista de transporte, precise elaborar as “linhas gerais” de como deve ser planejada a roteirização de determinada empresa.

Agora, responda: quais são as principais variáveis e por que devem ser levadas em consideração quando se planeja uma rota de transportes? Para responder a esse questionamento, revise os principais pontos abordados na unidade e pesquise sobre o tema em outras fontes.

Respostas

respondido por: JaciGQ
69

Resposta:

Com base nas pesquisas, entendo que as variáveis que podem ocorrer com maior frequência são o Tempo e o Trajeto. Explico: Longas rotas podem prolongar o prazo de entrega (item primordial para manter a competitividade da empresa). Ao mesmo tempo, trajetos curtos podem estar repletos de pedágios (que geram mais despesas e maior custo ao cliente final), e pegar atalhos pouco conhecidos pode colocar o motorista e a carga em risco de assaltos ou acidentes.

Por isso se faz importante o investimento em sistemas de gestão que sejam eficazes para auxiliar no planejamento e execução da rota com maior agilidade, eficiência, eficácia e segurança.

Bons estudos!

respondido por: winederrn
26

No planejamento de uma rota de transportes, as principais variáveis que devem ser levadas em consideração são representadas por:

1ª) qualidade das rodovias - que é fundamental para o bom estado dos caminhões e demais veículos da transportadora. Ainda, vale destacar que uma boa rodovia ajuda na diminuição de custos com reposições de peças.

2ª) segurança - o policiamento ajuda na segurança do tráfego de caminhões com mercadorias de alto valor agregado (como é o caso dos eletrônicos).

3ª) vida útil dos veículos - nesse caso, o registro da vida útil de cada veículo é importante para a definição das rotas e dos tipos de mercadorias que serão entregues aos clientes.

Aprenda mais sobre esse tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/24341058

Siga firme na direção dos seus sonhos!

Anexos:
Perguntas similares