Respostas
Resposta:
A aparição do fascismo como uma força dominante é um fenômeno de apenas alguns anos que pode ser datado precisamente, ele começou em 1922/1923, com a emergência do Partido Nacional Fascista italiano liderado por Mussolini e terminou em 1945 com a derrota e morte de Mussolini e Hitler. Além da Itália e Alemanha, registraram-se movimentos fascistas de destaque na Áustria, Bélgica, Grã-Bretanha, Finlândia, Hungria, Romênia, Espanha bem como na África do Sul e Brasil.
Podemos citar Itália, Portugal, Espanha e Brasil que tiveram presença de movimentos fascistas.
Fascismo
O movimento fascista é uma ideologia que prega o ultranacionalismo, um governo centralizado e autoritário.
É comumente ver a ascensão do fascismo em países que estão em momentos de crise onde um grupo culpabiliza um "inimigo interno" pelo momento e tenta a tomada do poder objetivando acabar com esse inimigo.
Fascismo Italiano
O crescimento do fascismo italiano foi devido a grande crise econômica que se encontrava durante a década de 1920. Com isso os movimentos das forças operárias de esquerda ganharam força, o que fez com que a elite apoiasse os partidos fascistas.
A burguesia nos anos de 1922 financiou e apoiou ações do Partido Fascista com o objetivo de extinguir os movimentos de esquerda.
O movimento fascista italiano foi liderado por Benito Mussolini que criou a milícia do Partido Fascista, que combatia e praticava ações contra jornais e associações operárias, combatendo o movimento comunista.
Fascismo Português
No Estado português o fascismo ficou conhecido pelo movimento denominado de "salazarismo” em referência ao seu líder Oliveira Salazar. O salazarismo foi fortemente influenciado pela ideologia fascista italiana em ascensão.
A situação de crise econômica em Portugal levou o país a sofrer um golpe de Estado em 1926, financiado pelas elites e liderado por militares. Mesmo assim o país continuou em crise. Foi apenas em 1932, com Salazar que Portugal conseguiu equilibrar o momento de crise.
Salazar conseguiu apoio popular e em 1932 se elegeu para presidente e em 1933 instaurou o Estado Novo caracterizado pelo autoritarismo, ultranacionalismo e corporativismo.
Fascismo Espanhol
O fascismo espanhol ficou conhecido como “franquismo” e também foi influenciado pela ideologia fascista italiana.
Surgiu em forma de contraposição a vitória democrática do governo de esquerda nas eleições de 1936, pela Frente Popular.
Com a “ameaça comunista” os setores altos da sociedade, composto pelas elites latifundiárias, conservadores e a Igreja apoiaram o golpe de Estado no mesmo ano das eleições liderado pelo general Franco, dando início a Guerra Civil Espanhola.
Fascismo Brasileiro
O movimento fascista brasileiro era chamado de “Ação Integralista Brasileira” tinha como seu líder Plínio Salgado, que alertava a população brasileira do “perigo do comunismo”.
O partido AIB, defendia uma sociedade hierarquizada, governo centralizado e autoritário. Devido seu caráter conservador ganhou apoio das elites tradicionais, da Igreja Católica, lançando o tema “Deus, Pátria e Família”.
Saiba mais sobre “Fascismo” aqui: https://brainly.com.br/tarefa/1606122
#SPJ2