A Escola Patrística é o primeiro momento da filosofia cristã. Sobre esta tendência filosófica, assinale a alternativa correta:
Selecione uma alternativa:
a)
Por defender uma integração da existência divina, a Patrística rejeitou a filosofia greco-romana em seu todo.
b)
O trabalho de São Tomás de Aquino inicia a escola Patrística ao discutir os conceitos da liberdade do homem em detrimento do rigor cristão que dominou o período Medieval.
c)
Santo Agostinho é um dos principais pensadores da Patrística e sua importância se deve ao fato de questionar os dogmas da Igreja Católica para propor uma aproximação com o pensamento da dialética grega.
d)
A patrística resultou do esforço feito pelos primeiros padres da Igreja para conciliar a nova religião – o Cristianismo – com o pensamento filosófico dos gregos e romanos.
e)
Foi um movimento de pensadores cristãos que procuravam justificar teórica e filosoficamente a concepção de vida pelo uso do livre arbítrio nas decisões seculares, que muitas vezes privilegia a razão e não os princípios da Bíblia.
Respostas
Bom dia!!
A) F. A Patrística usou a filosofia greco-romana.
B) F. São Tomás de Aquino é expoente da escolástica.
C) F. Santo Agostinho não necessariamente questiona os dogmas da Igreja, mas amplia os estudo entre a fé e a razão.
D) F. A Patrística é considerada a primeira fase da filosofia medieval. Sua principal característica era a expansão do Cristianismo na Europa e o combate aos hereges, cujo objeto central era a racionalização da fé cristã.
E) V. As principais temas explorados por eles estavam ancorados nas vertentes do maniqueísmo, ceticismo e neoplatonismo. São eles: criação do mundo; ressurreição e encarnação; corpo e alma; pecados; livre arbítrio; predestinação divina. Como maior destaque, Santo Agostinho expressa exatamente isso em seus estudos voltados para a luta do bem e do mal (maniqueísmo), bem como do neoplatonismo.
Abraço e bons estudos!
E) V. As principais temas explorados por eles estavam ancorados nas vertentes do maniqueísmo, ceticismo e neoplatonismo. São eles: criação do mundo; ressurreição e encarnação; corpo e alma; pecados; livre arbítrio; predestinação divina. Como maior destaque, Santo Agostinho expressa exatamente isso em seus estudos voltados para a luta do bem e do mal (maniqueísmo), bem como do neoplatonismo.