O gráfico abaixo demonstra a velocidade de transporte em membrana plasmática.
Leia o texto abaixo:
São conhecidos dois subtipos de difusão através das membranas biológicas, denominados difusão simples e difusão facilitada. Na difusão simples, o transporte se processa sem envolver proteínas carreadoras, sendo, em verdade, a única forma de transporte, através da membrana, que não é mediada por essas proteínas, haja vista que elas são requeridas na difusão facilitada e no transporte ativo, como veremos mais adiante. Não há, dessa forma, na difusão simples, necessidade de fixação das moléculas ou dos íons, a serem transportados, às proteínas carregadoras. Nesta difusão, as substâncias passam de um meio a outro (do intracelular para o extracelular ou vice-versa), indo de uma região de maior concentração para outra com concentrações menores, não havendo “gasto” de energia por parte da célula, sendo, portanto, um transporte passivo. A difusão simples ocorre de forma “espontânea”, determinada, basicamente, pela quantidade de substância disponível e pela velocidade do movimento cinético. A velocidade (ou intensidade) com que essa difusão se processa é diretamente proporcional à diferença de concentração (ou gradiente) do soluto entre um e outro lado da biomembrana. As trocas gasosas entre o sangue e os tecidos, por exemplo, ocorrem graças a esse tipo de transporte.
A difusão facilitada, por seu turno, embora ocorra sem mobilização de energia da célula, sendo, dessa forma, um tipo de transporte passivo, como a difusão simples, requer a interação de proteínas carreadoras ou carregadoras (ver proteínas carreadoras, em PROTEÍNAS DA MEMBRANA, matéria publicada neste blog no dia 05/09/2015), presentes na membrana, denominadas permeases (figura abaixo), com as moléculas e os íons a serem transportados. Por essa razão, esse transporte é também conhecido como difusão mediada por carreador. Essa interação forma um complexo soluto-permease, semelhante ao complexo enzima-substrato, que facilita a passagem das substâncias através da biomembrana. Dentre essas semelhanças citamos a sua inibição por alguns inibidores enzimáticos e ser bastante afetada pelo baixar da temperatura.
PERGUNTA: O Gráfico representa corretamente o que se descreve no texto? Explique DETALHADAMENTE como você chegou a essa resposta.
Respostas
Resposta:
Sim!
Explicação:
A difusão simples consiste no transporte de substâncias permeáveis à membrana. Estas, em solução, podem fluir de dentro para fora da célula ou vice-versa, de forma espontânea. Dessa forma esse processo ocorre de uma região com maior concentração e mais rapidez.
A difusão facilitada necessita de proteína de membrana integral para formar um canal por onde ocorrerá a passagem dos íons.
Resposta:
Sim!
Explicação:A difusão simples consiste no transporte de substâncias permeáveis à membrana. Estas, em solução, podem fluir de dentro para fora da célula ou vice-versa, de forma espontânea. Dessa forma esse processo ocorre de uma região com maior concentração e mais rapidez.
A difusão facilitada necessita de proteína de membrana integral para formar um canal por onde ocorrerá a passagem dos íons.