• Matéria: História
  • Autor: MaryaEduardha
  • Perguntado 6 anos atrás

A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão inspirou a Constituição Brasileira de 1988. Comente a importância do trecho do Art. 5º que consta na charge a seguir e explique o que significa ser "igual perante a lei" para você.

Respostas

respondido por: marianaamanciopj
2

Resposta:

Declaração de direitos e do cidadão

 

Liberdade:

. Liberdade de opinião, de religião e de expressão  

.Liberdade de resistência à opressão -se o cidadão for oprimido pelo governo, ele tem o direito de resistir- tentativa de acabar com  qualquer opressão  

Igualdade:  

. igualdade jurídica  

.A lei deve proteger e unir da mesma forma por todos e deve ser feita por todos, não por apenas um homem

Fraternidade:  

.Harmonia entre os membros da sociedade

 

A declaração dos direitos do homem e do cidadão foi um documento aprovado pela Assembleia Constituinte Francesa no dia 26 de agosto de 1789, sendo que entre as inspirações estavam a Revolução Americana e os pensadores iluministas, que já pregavam a liberdade e uma série de direito a todas as pessoas.

A declaração dos direitos do homem e do cidadão foi um dos resultados da Revolução Francesa, que possuía como lema a "liberdade, igualdade e fraternidade". Basicamente, ela estabeleceu direitos naturais ao homem.

Constituição civil do clero:

. Igreja passou a ser administrada pelo Estado  

. Confisco das propriedades da igreja  

Os bens da igreja serão confiscados pela revolução A igreja era uma das maiores proprietárias da França, o confisco das suas terras seria para benefícios dos camponeses, como a plantação que serviria para reabastecer a miséria.

A parte burocrática da igreja seria administrada pelo Estado.

A igreja era uma das maiores proprietárias da França, o confisco das suas terras seria para benefícios dos camponeses, como a plantação que serviria para reabastecer a miséria.

Perguntas similares