8. (UECE/2016) Analise as seguintes descrições dos organismos unicelulares pertencentes ao Reino Protoctista: I. algas cujos flagelos – um longo e outro curto – são localizados no polo anterior da célula, em uma depressão que recebe o nome de reservatório; II. microrganismos dotados de uma carapaça protetora formada de sílica, que geralmente se reproduzem por cissiparidade; III. seres dotados de dois flagelos, geralmente marinhos, com coloração esverdeada ou parda; em alguns casos, são capazes de realizar o fenômeno conhecido como bioluminescência.As descrições acima correspondem, respectivamente, às a) euglenófitas, bacilariófitas e diatomáceas. b) clorófitas, pirrófitas e rodófitas. c) euglenas, dinoflagelados e diatomáceas. d) pirrófitas, euglenófitas e diatomáceas.
Respostas
Resposta:
Resp.: B
Explicação:
I. Euglenófitas.
II. A carapaça silicosa é uma característica das diatomáceas (bacilariófilas).
III. O fenômeno da bioluminescência é bastante comum em algas do gênero Noctiluca (“luz da noite”), pertencente ao grupo das pirrófitas (dinoflagelados = dois flagelos).
Está correta:
b) clorófitas, pirrófitas e rodófitas.
O Chlorophyta é atualmente considerado um filo que representa as as algas verdes, as briófitas e as plantas vasculares provenientes.
As pirrófitas são responsáveis por aproximadamente 70% dos processos de fotossíntese realizados no planeta, sendo que a proliferação de modo desenfreado das algas vermelhas pirrófitas (dinoflagelados) ocasiona o que conhecemos pelo nome de maré vermelha, especialmente pelo lançamento de esgotos na água do mar.
As Rhodophyta ou ''algas vermelhas'' são mais de 7000 espécies, sendo a sua maioria marinha
A bioluminescência ocorre em algas do gênero Noctiluca, as quais fazem parte do grupo das pirrófitas (dinoflagelados).
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/39747948