• Matéria: História
  • Autor: sorvecat
  • Perguntado 6 anos atrás

O texto a seguir trata da sociedade medieval. Leia-o com atenção e, em seguida, responda ao que se pede.

“Os defensores são um dos três grupos porque Deus quis que se mantivesse o mundo: e assim como aqueles que rogam a Deus pelo povo são chamados oradores e os que lavram a terra e fazem aquelas coisas que permitem aos homens viver e manter-se, são chamados lavradores, assim, os que tem de defender a todos são chamados defensores”.
Afonso X, o Sábio. Las Siete Partidas. In: PEDRERO-SANCHEZ, Maria Guadalupe. História da Idade Média: textos e testemunhas. São Paulo: UNESP, 2000. p. 99-100.


Analise DOIS aspectos POLÍTICOS do feudalismo, destacando o papel exercido pelos senhores na sociedade feudal. por favor me ajuda °∧°

Respostas

respondido por: marizinhacav
34

Resposta:

Poder político descentralizado prevalecendo o poder local dos nobres que eram os senhores feudais. Com o enfraquecimento da esfera de atuação do Estado, as relações pessoais tornavam-se mais fortes. Essas relações, conhecidas como “feudo-vassálicas” ou de suserania e de vassalagem, originaram-se das tradições romanas e germânicas e consistiam no ato de um senhor doar bens, sobretudo terras e direitos a outro senhor em troca de alguns favores e obrigações

respondido por: Suzi072022
0

São dois aspectos políticos do Feudalismo: a descentralização política e a relação de suserania e vassalagem. A descentralização ocorreu com a queda do Império Romano do Ocidente, e as relações feudais entre suseranos e vassalos eram práticas oriundas dos povos germânicos.

Na Idade Média, o poder foi fragmentado entre os senhores feudais, que conseguiram condensar as relações pessoais. Aos poucos, as monarquias foram ganhando força, mas só no final do século XIV que a estrutura descentralizada perdeu espaço.

Fragmentação política na Idade Média

Teve início com o final do Império Romano Ocidental, quando caíram as fronteiras europeias. Os povos germânicos, denominados de “bárbaros”, invadiram esses territórios e começaram uma ocupação que juntava as tradições próprias com as romanas.

Surgiram feudos, sobretudo na França, casas reais e diferentes monarquias oriundas desses povos invasores, como os francos na Gália que criaram a Dinastia Merovíngia. A relação pessoal entre o suserano e o vassalo obteve destaque nos arranjos sociais.

Sobre a Idade Média, confira: https://brainly.com.br/tarefa/2762678

#SPJ2

Perguntas similares