Em seu desenvolvimento, uma pesquisa que envolva seres humanos, deve ser aprovada por um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) mediante a entrega de vários tipos de documentações. Uma delas é o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Leia as afirmativas abaixo e indique qual faz uma alegação correta sobre esse documento.
Respostas
Resposta:
c) O documento deve ser assinado pelo participante ou representante legal deste, que tem como objetivo proteger os participantes da pesquisa, incluindo o pesquisador e a instituição.
Explicação:
O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) deve ser escrito em linguagem acessível, pois o pesquisador deve levar em conta que o grupo pesquisado pode não ter conhecimentos técnicos da área. O documento não pode ser dispensado em caso de pacientes vulneráveis visto que esse participante, por estar em condições especiais, deve ter um cuidado maior para se evitar possíveis coerções e explorações. O documento não pode ser substituído em casos de pesquisa em prontuários, pois mesmo que indiretamente existem pessoas, no caso pacientes, envolvidos na pesquisa e o termo de assentimento é exigido em casos de pesquisas com crianças/adolescentes, sendo um complemento ao TCLE, não um substituto. Portanto, o documento deve ser assinado pelo participante ou representante legal deste, que tem como objetivo proteger os participantes da pesquisa, incluindo o pesquisador e a instituição
Qualquer pesquisa envolvendo seres humanos precisa de um documento que proteja os participantes. Esse documento deve ser assinado pelos participantes ou seus representantes legais no momento do ato.
A pesquisa em humanos e a ética
A pesquisa em humanos, hoje em dia, é fortemente controlada pelos comitês de ética, mesmo quando são pesquisas que focam em experimentos sociais.
A ética busca proteger a dignidade dos humanos envolvidos na pesquisa, além da segurança física, mental e econômica deles, por isso há tanto controle nessas pesquisas.
Venha estudar mais sobre pesquisa em humanos em:
https://brainly.com.br/tarefa/24740011