A mudança de regime não se preocupou em minorar os sofrimentos das camadas mais baixas da população. Sua fragilidade fortaleceu os problemas que afetaram a economia do país. Mesmo com a produção farta na agricultura e os produtos escoados no mercado externo, com o café em destaque, o país continuava importando mais do que conseguia vender.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Na conjuntura no Brasil, na década de 1920 a 1930, o aumento das importações gerou um aumento significativo da interna do país, que possuía no café a sua renda principal.
PORQUE
II. O Serviço Social surgiu como demanda e resposta do capitalismo, diante a conjuntura econômica, e os reflexos das expressões da questão social.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Respostas
Ambas estão corretas.
Naquele período, o ciclo do café fez com que algumas pessoas pudessem acumular capital.
E, a partir deste ponto, com o declínio dessa atividade, principalmente pela falta de concorrência estrangeira, o capital assim como a mão de obra que era disponível, foi investido nos métodos de produção, fato que está diretamente ligado com a entrada da nação no processo de expansão da industrialização.
Porém, é importante destacar que as transformações geográficas também se deram nas regiões periféricas, com o crescimento dos morros e favelas devido a desigualdade.
Os novos papéis sociais, (como a ascensão do serviço social), se deram justamente pela necessidade de intervir nessa desigualdade, fornecendo proteção e respaldo as camadas menos favorecidas.
Resposta:
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
Explicação:
De acordo com a correção da Aap2 ética profissional, a resposta correta seria a e), apesar de ser uma questão que levanta muitas dúvidas, creio estar correta em certos pontos.
No período da década de 30, o Brasil tinha sim como foco a cultura e domínio do café e o leite, no entanto, as importações não gerou um aumento interno, muito pelo contrário, houve até a queima de pés de café internamente por Getúlio Vargas para poder valorizar as exportações do produto.