4.Um pai de 70kg e seu filho de 50kg pedalam lado a lado, em bicicletas idênticas, mantendo sempre velocidade uniforme. Se ambos sobem uma rampa e atingem um patamar plano, podemos afirmar que, na subida da rampa até atingir o patamar, o filho, em relação ao pai:
a) realizou mais trabalho;
b) realizou a mesma quantidade de trabalho;
c) possuía mais energia cinética;
d) possuía a mesma quantidade de energia cinética;
e) desenvolveu potência mecânica menor.
Respostas
A única diferença entre o filho e o pai são as massas. As fórmulas para calcular energia e potência são:
Epg = m . g . h
Ec = m.v²
2
W = F . d
P = W
t
Note que em todas, quanto maior a massa, maior a energia e potência desenvolvida. Notamos que o filho realizou menos trabalho que o pai (Eliminamos 'A' e 'B'). A velocidade era a mesma, então a massa definia a energia cinética. Logo, o pai tinha mais energia cinética que o filho(Eliminamos 'C' e 'D'). Por fim, a potência desenvolvida pelo filho: como o trabalho que ele realizou foi menor, em um mesmo intervalo de tempo, sua potência é menor que a desenvolvida pelo pai: Alternativa 'E'
Na subida da rampa até atingir o patamar, o filme em relação ao pai: desenvolveu potência mecânica menor - letra e).
O que é trabalho?
A premissa do trabalho acaba sendo projetado a Força e seu deslocamento, ou seja, quando um corpo se deslocar por uma distância s, ele sofrerá ações de seu módulo F (que tem a mesma direção e sentido de seu deslocamento).
E antes de analisarmos as questões, é importante lembrar que:
- - Quanto maior a massa, maior será a energia (e consequentemente a potência).
Dessa forma, o filho acabou projetando menos trabalho que o pai, fazendo com que o pai tivesse mais energia cinética que o filho. Então se o trabalho que o filho fez foi menor, sua potência será menor do que a de seu pai, restando a única alternativa correta, letra e).
Para saber mais sobre Trabalho:
brainly.com.br/tarefa/26100310
Espero ter ajudado nos estudos e bebam água :))
#SPJ3