Respostas
Resposta:
Revolução urbana é um termo usado pela arqueologia, história e antropologia do mundo antigo para designar o surgimento das primeiras cidades, em especial na região do Crescente Fértil, no Oriente Médio, a partir do Quinto milénio a.C. O termo foi cunhado pelo antropólogo Vere Gordon Childe na década de 1930
Resposta:
Os primeiros centros urbanos nascem como uma consequência de uma intervenção mais intensa no ambiente natural. Em outras palavras, o assentamento das cidades tem como condição a sujeição do meio natural às necessidades de vida do grupo humano, que requer que a terra produza mais e melhor do que estava acostumada a produzir. E isto só é possível com o uso de tecnologias.
Tudo leva a crer que o desenvolvimento de uma tecnologia eficiente
de irrigação foi o fator decisivo na fundação das primeiras cidades no Oriente Próximo.
Pesquisadores indicam Jericó, na Palestina, como a cidade mais antiga do mundo. Escavações encontraram muros a cerca de 15 metros de profundidade sob o entulho de cidades posteriores. (Sociedade e meio ambiente / Francielle Stano Torres; Leila Carla Flohr. Indaial: Uniasselvi, 2013.)
Explicação:
A revolução urbana inicia devido a crescente diversificação de bens de consumo nas primeiras aldeias e a necessidade de dar vazão ao excedente agrícola fizeram nascer os centros de troca de produtos agropecuários e de manufaturas.
Um dos problemas mais graves dos grandes aglomerados humanos é a falta de saneamento. Na Antiguidade e na Idade Média, muitas cidades sucumbiram ao caos por causa de doenças decorrentes da falta de saneamento.