• Matéria: Biologia
  • Autor: camilefrr
  • Perguntado 6 anos atrás

por que podem ocorrer falhas e problemas no setor elétrico que levam a um apagão?

Respostas

respondido por: filipe5412
13

varias pessoas usando

chuvas

desastres naturais

erros tecnicos

falta de força

respondido por: willyRodrigues
3

Resposta:

A maior parte dos apagões regionais ou locais é causado por danos aos sistema de alimentação ou de transmissão das redes de transmissão de energia elétrica. Estes danos geralmente são pontuais e localizados, na maior parte das vezes relacionados a acidentes locais como queda de árvores, postes ou torres de transmissão, principalmente durante tempestades ou vendavais.

Os danos à infra-estrutura de transmissão de energia elétrica também podem ocorrer como decorrência de descargas elétricas (raios) simultâneas na rede ou em subestações, desde que provocando sobrecargas nos sistemas de transmissão, fusíveis ou transformadores. Nestes casos, ocorre a chamada sobrecarga elétrica geralmente ligada a um curto-circuito, quando a passagem de corrente elétrica é maior do que um circuito suporta devido à redução abrupta da impedância do mesmo. Normalmente o curto-circuito provoca danos tanto no circuito elétrico em que ocorre como no elemento que causou a redução de impedância.

Descargas elétricas atmosféricas podem provocar sobrecarga em pontos da rede elétrica

A sobrecarga de uma estação elétrica pode provocar o chamado efeito em cadeia, quando a queda de uma unidade transmissora ou um transformador provoca sobrecarga nos equipamentos similares em sequência, resultando em colapso da rede elétrica de uma região.

A escassez relativa de energia, ou seja, a demanda maior que a capacidade de produção de energia, levou a um nível crônico de risco de apagões no Brasil entre 1999 e 2001. Isto levou o país a criar um programa de racionamento de energia elétrica de quase um ano, durante o ano de 2001, que ficou popularmente conhecido como o "apagão elétrico de 2001". Aquele "apagão" foi resultado da conjunção de vários fatores, principalmente a ausência de investimentos estatais na construção de novas hidroelétricas ou na ampliação da rede de distribuição elétrica por mais de uma década. Isto provocou uma sobrecarga crônica do sistema elétrico, deixou o nível dos reservatórios baixos demais, a ponto do sistema colapsar diante de um curto período de seca regional mais prolongada, com chuvas menos intensas no país (ver: Escândalo do apagão).

Perguntas similares