• Matéria: Pedagogia
  • Autor: alanaviieira7355
  • Perguntado 6 anos atrás

Para uma língua ser considerada língua, ela deve passar por todos os testes postulados pelos pesquisadores, deve responder positivamente às questões levantadas, e a Libras preenche estes requisitos. Identifique com V para verdadeiro e F para falso as questões:


( ) Onde houver seres humanos, haverá língua(s).


( ) Não há línguas primitivas – todas as línguas são igualmente complexas e igualmente capazes de expressar qualquer ideia.


( ) Todas as línguas mudam ao longo do tempo.


( ) As relações entre sons e significados das línguas faladas e entre gestos (sinais) e significados das línguas de sinais são, em sua maioria, arbitrárias.


( ) Todas as línguas possuem formas para indicar tempo passado, negação, pergunta, comando, etc. Todas as línguas apresentam categorias gramaticais (ex: substantivo, verbo). Assinale a alternativa correta:

Escolha uma:

a. V, V, V, V, V

b. V, V, F, V, V

c

Respostas

respondido por: anaisaalmeida
27

Resposta:

a. V, V, V, V, V

Explicação:

A autora apresenta todos os testes necessários para a comprovação de que a libras é uma língua. Onde houver seres humanos, haverá língua(s). A primeira análise feita para atestar o status linguístico da Libras pautou-se numa simples consideração: a de que onde há seres humanos há língua. É impossível negar que um grupo de surdos constitui-se como um grupo de seres humanos, portanto, isto reitera a existência de uma língua. Não há línguas primitivas – todas as línguas são igualmente complexas e igualmente capazes de expressar qualquer ideia. O vocabulário de qualquer língua pode ser expandido a fim de incluir novas palavras para expressar novos conceitos. Ao aproximar-se da língua usada pelo grupo de surdos, percebe-se que, apesar de se apresentar numa modalidade diferente das línguas orais, ela não pode ser considerada como uma língua primitiva, pois todas as línguas são igualmente complexas e igualmente capazes de expressar qualquer ideia. Todas as línguas mudam ao longo do tempo. Podemos verificar que não há permanência vocabular e nem estrutural em nenhuma língua, e isto implica dizer que as línguas mudam ao longo do tempo. As relações entre sons e significados das línguas faladas e entre gestos (sinais) e significados das línguas de sinais são, em sua maioria, arbitrárias. As palavras e sinais apresentam uma conexão arbitrária entre forma e significado, visto que, dada a forma é possível prever o significado, e dado o significado é possível prever a forma. Todas as línguas possuem formas para indicar tempo passado, negação, pergunta, comando, etc. Todas as línguas apresentam categorias gramaticais (ex: substantivo, verbo). As línguas não se fixam apenas nos parâmetros fonológicos, pois tanto línguas orais como sinalizadas apresentam categorias gramaticais (substantivo, verbo e outros), bem como universais semânticos tais como a distinção fêmea/macho. No concernente à sintaxe, sabemos que tanto as línguas orais quanto as de sinais podem fazer referência ao passado, presente e futuro, a realidades remotas ou, ainda, a coisas que não existem e que os falantes de todas as línguas são capazes de produzir e compreender em um conjunto infinito de sentenças. Portanto todas as alternativas estão corretas.

respondido por: saradofoz
3

Resposta: E - V, V, V, V, V

Explicação:   Onde houver seres humanos, haverá língua(s).

Não há línguas primitivas – todas as línguas são igualmente complexas e igualmente capazes de expressar qualquer ideia.

Todas as línguas mudam ao longo do tempo.

As relações entre sons e significados das línguas faladas e entre gestos (sinais) e significados das línguas de sinais são, em sua maioria, arbitrárias.

Todas as línguas possuem formas para indicar tempo passado, negação, pergunta, comando, etc. Todas as línguas apresentam categorias gramaticais (ex: substantivo, verbo). Assinale a alternativa correta:

Perguntas similares