Respostas
Resposta:
Potasio
Explicação:
Potássio é um termo genérico usado para uma grande variedade de minerais potássicos. O potássio (símbolo K) é o sétimo elemento mais comum que ocorre na crosta terrestre, estando largamente distribuído, mas devido à sua alta reatividade e afinidade com outros elementos nunca ocorre em sua forma elementar. Ocorre em rochas, solos, oceanos, lagos e salinas residuais de lagos salgados, embora nestas ocorrências raramente seja observado um teor superior a 10%. Teores mais elevados são observados nos minerais evaporíticos e nos silicatos de potássio.
Embora os silicatos ricos em potássio, como o feldspato potássico, a muscovita e a leucita, contenham entre 10 e 20% de K2O equivalente (usa-se freqüentemente a unidade “K2O equivalente” para expressar o potássio contido, embora esta unidade não expresse a composição química da substância. Fatores de Conversão: KCl puro x 0,63177 = K2O equivalente; K2O x 0,83016 = K) e sejam abundantes na crosta, não constituem importantes fontes de potássio, pois não são solúveis em água e suas estruturas não são rompidas com facilidade por meios artificiais. O aproveitamento de rochas ígneas como fonte de potássio se limita a áreas de explotação de outras substâncias, onde o potássio é obtido como subproduto. Os depósitos evaporíticos constituem as mais importantes fontes de sais de potássio, pois os sais derivados desses depósitos são muito solúveis em água e podem ser explorados e processados mais facilmente. Os principais minerais evaporíticos de potássio são: silvita (KCl), contendo 63% de K2O; carnalita (KCl.MgCl2.6H2O), contendo 17% de K2O; cainita (KCl.MgSO4.3H2O), contendo 19% de K2O; e langbeinita (K2SO4. 2MgSO4), contendo 23% de K2O.
Em virtude do alto teor de potássio, o mineral mais importante da lista acima é a silvita, embora a carnalita, a cainita e a langbeinita sejam também exploradas comercialmente como fonte de potássio.
Os principais minérios evaporíticos de potássio são: silvinita = silvita + halita; hartsalz = silvita + halita + kieserita e/ou anidrita; e carnalitita = carnalita + halita.
O principal uso dos sais de potássio é na agricultura, onde eles fornecem um dos três elementos nutrientes mais importantes, essenciais para o desenvolvimento das plantas. Mais de 95% da produção mundial de potássio são usados como fertilizante. Várias aplicações industriais, incluindo a manufatura de vidros especiais, sabões e detergentes, absorvem o restante da produção. Os dois sais de potássio mais importantes em uso corrente são o cloreto de potássio (contendo 60 a 62% de K2O) e o sulfato de potássio (50 a 52% de K2O). Cerca de 90% da produção mundial de potássio são na forma de cloreto de potássio, enquanto que o sulfato de potássio representa menos que 5% do total.
Neste trabalho os dados expressos em K2O equivalente dizem respeito ao cloreto de potássio, onde se considera para o mesmo, 60% K2O.