Um município de 1 milhão de habitantes quer preservar uma área de 4.000 mil ha para interesse ambiental e lazer. Para isso, ele contrata uma empresa que possa gerenciar o projeto de compra e desenvolvimento de lazer nesta área. Os fundos desta empresa rendem 7%a.a.
Os 4.000 mil ha serão adquiridos aos poucos. Entretanto, para garantir a compra, o município deve desembolsar um valor inicial de $4 milhões. Espera-se que os valores totais anuais das compras decresçam 25% a cada ano, até o 5º ano, quando finaliza a compra de toda a área.
O município emitiu um título que paga juros de 7%a.a., para arrecadar fundos para o projeto, e tem no momento $3 milhões para isso.
A empresa espera iniciar a construção da área de lazer no ano 4, com a quantia inicial de $550 mil, que deve aumentar $100 mil a cada ano, e finalizar o projeto em 3 anos.
Para realizar o empreendimento, o município pode:
A) Comprar todo o terreno agora, usando o valor arrecadado do título e fazendo um financiamento junto a empresa para completar a quantia que falta para o projeto total. Arrecadar o dinheiro para pagar a empresa nos dois próximos anos, em quantias iguais.
B) Usar o fundo arrecadado para realizar parte da compra agora e usar um financiamento junto a empresa para completar toda a quantia que faltar para a compra das terras e para a construção do projeto de lazer. Pagar a empresa posteriormente, em 10 prestações anuais, que iniciará quando o parque de lazer começar a operar, ou seja, no ano 7. Além do juros cobrado pela empresa, no financiamento prevê-se um reajuste inflacionário médio nas prestações de 2%a.a.
1. Com relação a opção A, qual o valor anual equivalente necessário para suprir todos os fundos faltantes?
2. Com relação à opção B, se a empresa concordar em financiar todos os custos, com exceção dos $3 milhões que estão disponíveis agora, qual o valor da primeira prestação que o município deverá pagar a empresa nesta situação?
3. O parque começará a funcionar a partir do ano 7, recebendo o valor das entradas indefinidamente, ou seja, uma perpetuidade. Ele funcionará 5 dias por semana, durante 11 meses*. Durante um mês a cada ano, o parque ficará fechado para manutenção. Estima-se que o valor anual da manutenção seja $100 mil, e este valor deve ser reajustado apenas pela taxa de inflação. Ainda, a espera-se que a média diária de visitantes seja 1% da população. Incorrendo em uma taxa de juros de 7% a.a. e taxa de inflação de 2% a.a., qual seria o valor de entrada que o município deveria cobrar para pagar o projeto total (compra do terreno + área de lazer – incluindo a dívida do título emitido) mais a manutenção?
(*) Considere um ano com 52 semanas
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Você devia ser mais cuidadoso, a professora também tem sabe usar o Google.
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás