b) Por que os asteroides só orbitam a Terra por um
pequeno período de tempo? O que acontece com eles?
Respostas
A maior parte dos asteroides que podem se chocar com a terra passam despercebidos por causa de seu tamanho. A probabilidade deverá levar em conta o tamanho desse corpo e o tempo para que a colisão aconteça.
Os asteroides pequenos ao penetrar na camada da terra, as vezes acabam nem chegando ao solo. Já os asteroides grandes podem levar de milhões a milhares de anos.
No mundo são conhecidas diversas crateras deixadas por meteoros com diâmetros que variam de 1 [km] até 300 [km].
Em sua órbita deve-se levar em conta as forças gravitacionais, da mesma maneira que a terra possui.
Resposta:
A gravidade é a Força de interação entre corpos com massa e a consequência disso é a mudança do movimento dos corpos (Gravitação de Newton e Leis de Keppler). Corpos com massa tendem a se atrair o de menor massa deve ficar orbitando ao redor do maior, devido a deformação que as massas provocam no espaço-tempo (Teoria da Relatividade).
Uma frase que resume bem tudo isso: "A massa diz ao espaço-tempo como se curvar, e o espaço tempo diz a massa como se mover" - Jhon Wheeler.
Entretanto, quando um corpo entra em órbita por algum período e logo sai, isso se deve a duas possíveis causas:
- A velocidade do corpo que orbita é igual ou superior a Velocidade de escape, isto é a Velocidade mínima necessário para um corpo “escapar” da órbita [existem cauculos para isso].
- Ou ele sofreu outras interações com outros corpos com outras massas e distâncias.